“Aqui tem História”: Mombaça é o primeiro município do Interior a receber projeto que promove o resgate da memória do Judiciário cearense
- 1032 Visualizações
- 10-07-2024
Projeto inovador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o “Aqui Tem História” foi ampliado para o Interior do Estado. Mombaça é a primeira comarca a receber a iniciativa, que promove o resgate da história dos prédios da Justiça cearense. Nesta quarta-feira (10/07), o mombacense e chefe do Judiciário estadual, desembargador Abelardo Benevides Moraes, visitou as instalações do Fórum de Mombaça, onde foi afixada a placa com “QR Code” para o acesso do público aos fatos históricos da unidade.
“Esse projeto promove uma importante aproximação entre o Judiciário e a sociedade. Espero que os colaboradores e usuários da Justiça façam um resgate cultural da história de Mombaça. Também quero destacar que me sinto honrado e emocionado em visitar a minha terra natal como presidente do Tribunal de Justiça do Ceará”, disse o desembargador.
O “Aqui Tem História” usa a tecnologia para conectar as pessoas com a memória do Judiciário. Funciona assim: ao apontar a câmera do celular para o QR Code é possível fazer uma verdadeira viagem no tempo, aprendendo sobre fatos históricos e curiosidades sobre locais, pessoas ilustres e objetos históricos presentes no Judiciário.
“Esse projeto é muito interessante. Me sinto privilegiada em participar deste momento, porque passei a conhecer melhor a história da unidade em que eu trabalho”, disse a diretora do Fórum, juíza Marília Pires Vieiras.
O prédio atual do Fórum de Mombaça foi inaugurado em 2011, construído em uma área de 760m², conforme as normas de acessibilidade, com banheiros adaptados, balcões com dimensões adequadas, rampas de acesso e estacionamento para servidores e população. O município, situado às margens do rio Banabuiú, é mesmo repleto de histórias. O nome do Fórum é Coronel José Aderaldo de Aquino, uma homenagem ao tabelião e avô materno do ex-governador do Ceará, Plácido Aderaldo Castelo.
Além do presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, também são filhos de Mombaça os desembargadores José Arísio Lopes da Costa (Gestão 2011-2013) e Gabriel Marques de Carvalho, do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
INSTALAÇÃO DA CAJ
O Fórum de Mombaça também recebeu a extensão da Central de Atendimento Judicial (CAJ) para tornar mais humanizado o serviço. Na atual Gestão do TJCE, já foram instaladas 13 CAJs no Interior do Estado, contemplando as comarcas de Brejo Santo, Santa Quitéria, Massapê, Mombaça, Itapajé, Acaraú, Sobral, Lavras da Mangabeira, Viçosa do Ceará, Camocim, Senador Pompeu, Iguatu e Itapipoca, além de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, que já estavam em funcionamento.
Para a juíza diretora do Fórum, a atuação da CAJ é “importantíssima, pois colabora para uma maior celeridade na condução dos serviços administrativos e judiciais das varas”.
Por meio da CAJ, as cidadãs e cidadãos têm acesso a informações relacionadas aos processos da Justiça Estadual e Juizados Especiais Cíveis e Criminais, bem como recebem orientações sobre a emissão de senhas processuais, de certidões, de custas judiciais, sobre o procedimento necessário para autorização de viagem, entre outros. Os atendimentos estão disponíveis tanto presencialmente com, no mínimo, dois colaboradores, quanto por telefone, Balcão Virtual e via WhatsApp.
SAIBA MAIS
O projeto “Aqui tem História” foi idealizado pelo Laboratório de Inovação (LabLuz) do TJCE e realizado pela Assessoria de Comunicação do Tribunal. Os textos são revisados por servidores que são historiadores. O projeto começou em maio deste ano, mês da memória do Judiciário, em três auditórios do Fórum Clóvis Beviláqua. Para conferir, clique AQUI.