Apresentações de quadrilhas e brincadeiras marcam festa junina da Creche do Judiciário
- 2214 Visualizações
- 30-06-2017
A música “Flor do Mamulengo”, do cantor e compositor cearense Luiz Fidélis, foi escolhida pela Creche do Poder Judiciário como tema da festa junina realizada nessa quinta-feira (29/06). A programação, que contou com apresentações de quadrilhas, comidas típicas, correio elegante e brincadeiras tradicionais desse período, reuniu funcionários da escola, alunos e familiares.
As apresentações começaram pelas crianças do Infantil V, que vieram trajadas para um tradicional casamento matuto, ao som de “Isso é lá com Santo Antônio”. Já os alunos do Infantil II dançaram a música “Festa de São João” e fizeram uma grande roda com as professoras. Logo depois, o Infantil III trouxe o encanto de “Esperando na Janela”, enquanto o Infantil IV animou a todos com o “Xote da Alegria”.
Os pais e demais familiares não perderam um só instante. Registraram tudo em fotos e vídeos. Foi o caso da Mônica Moreira, servidora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), e do marido, João Vianey, que é analista de sistemas. Eles vieram prestigiar o filho, Levi Coutinho Moreira, de dois anos, que começou a estudar este ano.
“Ele é tímido, mas se soltou durante a apresentação. Acho que precisamos incentivar e participar de momentos assim. Além de socializar, o evento é educativo, já que divulga a nossa cultura”, ressaltou o pai.
O servidor Átila Campos Girão considera importante a atividade promovida pela creche. Pai de uma menina de nove anos, que também foi aluna, ele está vivenciando novamente a experiência com Maria Cecília, que está no Infantil II.
“Gosto muito de participar, inclusive das brincadeiras que são promovidas nos intervalos das apresentações. E a Maria Cecília adorou a festa, ela tinha passado a semana ensaiando em casa”, contou.
A festa junina ainda foi elogiada pelo oficial de Justiça Fernando César Abreu de Melo e pela bancária Karoane Melo, pais de João Arthur Assis de Melo, do Infantil IV. O menino dançou e também se divertiu na pescaria e no jogo de argolas.
“Essa é uma programação para toda a família, por isso sempre trazemos avós, primos. Quanto mais gente na plateia, mais o João se anima. É um momento de socialização fundamental”, afirmou Fernando.
Walter Caldas Marques, pai de Ana Virgínia, de três anos, ficou satisfeito com o que viu. “A instituição é um ótimo benefício para os servidores. Essa foi a primeira festinha dela aqui e gostei muito. É importante que tenhamos esses eventos para conhecer melhor outros pais e professores, além de ser uma oportunidade de difusão da nossa cultura”.
O arraiá marca o fim do semestre letivo. O gestor em exercício da Creche do Judiciário, André Santos, disse que o evento é um dos mais tradicionais, aguardado por todos. “Não só colaboradores, pais e alunos, até porque avós, tios, irmãos e ex-alunos participam. É um dos eventos mais prestigiados. Primeiro porque valoriza a nossa cultura nordestina, segundo porque permite essa interação entre a instituição e as famílias”, ressaltou.