Apresentações de iniciativas do TJCE dão início ao Encontro de Administração da Justiça em Curitiba
- 2707 Visualizações
- 24-10-2022
O Encontro de Administração da Justiça (EnAJUS) 2022 começou nesta segunda-feira (24/10), com apresentações de três trabalhos de representantes do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). “Estruturação Institucional da Gestão da Produtividade Judiciária”, de autoria do desembargador Washington Luis Bezerra de Araújo, do superintendente administrativo Sérgio Mendes de Oliveira Filho e do diretor do Núcleo de Qualidade da Informação (NQI), Miguel Mota dos Santos, foi o tema de um dos trabalhos.
“O foco é mostrar que a ação contínua do Comitê de Apoio à Produtividade e seus núcleos é um diferencial e inova pelo caráter construtivo de inteligência na análise de tratamento de dados. Isso vem permitindo promissores resultados para o Tribunal de Justiça do Ceará, com o aumento da produtividade ano a ano e a diminuição da taxa de congestionamento”, explica o diretor do NQI, Miguel Mota, que apresentou o trabalho.
Também foi apresentado o trabalho “Plano Estruturante do Sistema Prisional do Ceará” (autoria da presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, do juiz auxiliar da Presidência, Ricardo Alexandre da Silva Costa, do juiz auxiliar da Corregedoria, Josué de Sousa Lima Junior, e do secretário de Planejamento e Gestão, Marcelo Maia; e o “Sistema de Estatística e Informações – SEI” (autoria do desembargador Francisco Gladyson Pontes, Sérgio Mendes de Oliveira Filho, Katia Michelle Matos de Oliveira e Ricardo Gleidson de Vasconcelos).
O Encontro, que acontece em Curitiba, prossegue até o próximo dia 27, com o tema central “Transformação Digital e a Administração da Justiça Pós-Covid”. O evento também oferecerá minicursos, focados em métodos e técnicas de pesquisa, que visam oferecer oportunidades de capacitação a indivíduos interessados em ampliar o conhecimento sobre pesquisa em Administração da Justiça, apoiada em dados e evidências.
Na ocasião, será lançado o livro “Controles sobre o Judiciário Geram Governança e Eficiência? Estudo sobre o CNJ e a Justiça Estadual”, de autoria do coordenador do Grupo de Pesquisa da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), Leonel Gois Lima Oliveira. O lançamento acontece na próxima quarta-feira (26/10), às 16h.
Ainda serão apresentados os seguintes trabalhos do TJCE:
Automatização de Rotinas Repetitivas dos Servidores do TJCE
(autoria: juiz Ricardo Alexandre da Silva Costa e Miguel Mota dos Santos)
A apresentação será realizada pelo diretor do Núcleo de Qualidade da Informação, Miguel Mota dos Santos.
Justiça: bem-vindo!
(autoria: Juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo e Nelson Ricardo de Moraes Moreira)
A experiência será dividida pela diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo, e pelo diretor Estadual de Atendimento do Tribunal de Justiça do Ceará, Nelson Ricardo de Moraes Nogueira.
+Gestão: Programa de Certificação em Gestão da Qualidade
(Des. Washington Luis Bezerra de Araújo, Sérgio Mendes de Oliveira Filho, José Marcelo Maia Nogueira, Francisco Marcelo Fontenele Braga e Roberta Kelma Peixoto de Oliveira Jucá)
A iniciativa será apresentada pelo secretário de Planejamento e Gestão, Marcelo Maia.
FCB + Humanizado
(autoria: juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo e Pedro Ítalo Sampaio Girão)
Terá como representante a diretora do Fórum, juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo.