Conteúdo da Notícia

Ampliação da Sejud Cariri será iniciada em julho

Ouvir: Ampliação da Sejud Cariri será iniciada em julho

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) ampliará, a partir de julho, a atuação da Secretaria Judiciária Regional de 1º Grau do Cariri (Sejud Cariri), que já é responsável pelos expedientes administrativos de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha (Crajubar). Ao final da terceira etapa da expansão, todas as 28 comarcas que integram o 1º Núcleo Regional de Custódia e de Inquéritos serão atendidas pela unidade.

A primeira fase irá contemplar as comarcas de Brejo Santo, Porteiras, Jardim, Penaforte, Jati e Mauriti. Na segunda etapa, serão incluídas as comarcas de Campos Sales, Salitre, Assaré, Potengi, Araripe, Santana do Cariri, Nova Olinda, Antonina do Norte, Tarrafas, Altaneira e Farias Brito. Na última fase, as comarcas de Lavras da Mangabeira, Granjeiro, Caririaçu, Aurora, Barro, Missão Velha, Abaiara e Milagres passarão a ser atendidas pela equipe.

“A Sejud Crajubar foi implantada há cinco anos e passou por alguns momentos de reestruturação para se chegar ao modelo atual da Sejud Cariri. Ao longo desse período, conquistamos resultados muito importantes e de destaque para as comarcas de Crato, Juazeiro e Barbalha, que pretendemos levar para as outras 25 comarcas da região”, explica o juiz Renato Esmeraldo, diretor da Sejud do Cariri.

 

 

PRODUTIVIDADE
Entre os anos de 2019 e 2023, a Secretaria obteve um crescimento de 46,15% na quantidade de expedientes confeccionados, passando de 197.933 para 289.273. No mesmo período, as movimentações tiveram um acréscimo de 38,36%, saindo de 278.414 para 385.208. As baixas tiveram um aumento ainda mais significativo, de 8.011 para 27.073, elevação de 237,95%. Os números registrados de janeiro a maio de 2024 também são positivos, totalizando 136.814 expedientes, 191.527 movimentações e 12.317 baixas processuais.

“Diante desse quadro de eficiência e com a produtividade sendo elevada ano após ano, a Sejud Crajubar chegou a um grau de maturidade que ensejou essa ampliação”, acrescenta o juiz. Para o magistrado, a unidade pode ser considerada um caso de sucesso do Judiciário cearense e a tendência é que o modelo se estenda pelo Estado, proporcionando os mesmos resultados positivos em uma área ampliada, que permita levar esses benefícios para uma parcela maior da população.