Agilizada obra na Ponte do Aracati
- 756 Visualizações
- 18-02-2011
18.02.2011 regional
A ponte nova, uma ampliação da antiga Juscelino Kubitschek, deve ficar liberada a partir do Carnaval, conforme prevê o Dnit, após diversas reclamações sobre problemas no trecho
O Dnit contratou, emergencialmente, empresa para supervisionar obras na ponte em Aracati
Aracati. Enquanto segue a expectativa sobre a realização do Carnaval deste Município, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) dá duas notícias: a má é que a Ponte Juscelino Kubitschek continuará “um bom tempo” somente com uma faixa livre; a boa é que a ponte nova, construída ao lado, deve ser liberada “antes do Carnaval”.
Somente no mês passado foi concluído o relatório de auditoria técnica sobre irregularidades apontadas em 2010 por Polícia Federal e Controladoria Geral da União (CGU). Com vistas a evitar sufoco no trânsito para o Carnaval, o Dnit contratou, emergencialmente, uma empresa que vai supervisionar a obra em execução e sanear todas as irregularidades técnicas.
E para quem tem fé em prazos, o órgão federal tem o mais recente: concluir a obra toda até o início de junho deste ano. Tivesse seguido seu curso normal desde a liberação do recurso que hoje ainda é o que paga as obras, essa ponte na BR-304 deveria ser assunto resolvido no fim de 2009.
Nesta semana, as obras só não estão a pleno vapor devido o fator chuva. Mas uma manta asfáltica é posta na nova ponte, que já apresentava buracos. “Estamos providenciando o tráfego na ponte nova antes do Carnaval. Sabemos que no período o fluxo é grande. A ponte ´velha´ vai continuar só com uma faixa. Pela estrutura como está, ela não consegue absorver o tráfego nas duas faixas”, esclarece o superintendente do Dnit no Ceará, Abner Oliveira.
Desde o ano passado, o Dnit dá prazos para desafogar, ao menos emergencialmente, o problema de tráfego na Ponte JK. O problema, segundo o superintendente, era a finalização do relatório de auditoria sobre as irregularidades apontadas na execução do projeto.
A Prefeitura de Aracati dá como certa a realização do Carnaval. O tráfego na ponte ainda era apontado como o problema. Mas ainda que resolvida essa parte, é com a Justiça do Ceará a resolver outro imbróglio: garantir que sejam mantidos os R$ 2,2 milhões do orçamento destinado ao Carnaval, valor contestado pelo Ministério Público porque a cidade vive um caos na saúde. Faltam equipamentos, materiais básicos, equipe médica. Carece de atendimento em saúde a população que vai ao Hospital Eduardo Dias.
Extensão
466 metros é a extensão da nova ponte sobre o Rio Jaguaribe, na BR-304. Tem 15,8m de largura, ligando o Estado do Ceará ao Rio Grande do Norte.
MELQUÍADES JÚNIOR
COLABORADOR