Acusado de tentativa de homicídio é condenado a cinco anos de prisão
- 790 Visualizações
- 13-01-2010
O Conselho de Sentença da 5ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua condenou na manhã desta quarta-feira (13/01), por unanimidade, o réu Antônio Carlos da Silva Santana por tentativa de homicídio contra Aderbal Vidal Antunes. O condenado, que está foragido, cumprirá pena de cinco anos de reclusão inicialmente em regime fechado.
Durante o julgamento a vítima reforçou em plenário as acusações contra Antônio Carlos. Segundo o relato dele, no dia 16 de janeiro de 2005 o acusado o abordou em uma parada de ônibus no Conjunto São Francisco, periferia de Fortaleza, pedindo um real. A vítima, mesmo relutando em dar o dinheiro, dirigiu-se a uma mercearia ao lado e entregou a Antônio Carlos um pacote de arroz.
Inconformado com o que recebeu, o agressor desferiu quatro golpes de faca contra a vítima e em seguida fugiu para local ignorado. Em plenário, o advogado Francisco Diassis Martins, que patrocinou a defesa do réu, pediu a desqualificação do crime de tentativa de homicídio para lesão corporal grave, o que o corpo de jurados não acatou.
Ao fim do julgamento, a decisão foi de condenar o réu por tentativa de homicídio qualificado. Caso o homicídio tivesse se consumado, a pena seria de 15 anos. Como foi apenas tentativa, houve redução de dois terços da pena resultando em cinco anos de reclusão. A defesa não irá recorrer da sentença do Júri Popular.