Acusado de tentar matar por vingança será julgado nesta sexta-feira
- 669 Visualizações
- 07-10-2010
A 2ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, nesta sexta-feira (08/10), às 13h30, Graciano Rebouças da Silva. Ele é acusado de tentar matar Francisco José da Silva, no dia 13 de abril de 2002. O réu responde ao processo por tentativa de homicídio qualificado, por motivo fútil.
O crime ocorreu no interior de um bar, por volta das 6h30, no bairro Jardim das Oliveiras, em Fortaleza. Segundo a denúncia do Ministério Público estadual, a tentativa de homicídio foi motivada por vingança, pois uma semana antes réu e vítima haviam discutido.
De acordo com os autos, Francisco José estava bebendo na companhia de outras pessoas, quando o acusado entrou no bar e, sem que houvesse discussão, sacou um revólver, efetuou vários disparos e fugiu em seguida, deixando a vítima caída no chão.
Baleado nas costas e no abdômen, Francisco José foi socorrido e levado ao hospital, tendo sido submetido a várias intervenções cirúrgicas. Ele sobreviveu ao atentado, mas no dia 15 de novembro de 2003 acabou sendo assassinado por outra pessoa.
Em depoimento, o acusado confessou que tentou assassinar Francisco José e admitiu que existia uma antiga inimizade entre os dois, porém deu outra versão para o crime. Graciano Rebouças disse que, ao passar pelo bar, Francisco José jogou uma pedra em suas costas e, ao tirar satisfações, eles acabaram travando uma luta corporal. O réu afirmou que atirou para se defender.
Segundo o relato de testemunhas, Graciano Rebouças é conhecido por praticar roubos e furtos no bairro, além de ser usuário de drogas e andar constantemente armado.
O júri será presidido pelo juiz Henrique Jorge Holanda Silveira, e a defesa ficará a cargo do advogado Luís Átila Bezerra. A acusação será patrocinada pela promotora Alice Iracema Melo Aragão.