Acusado de sequestrar estudante tem habeas corpus negado
- 821 Visualizações
- 29-04-2009
Por unanimidade, a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará, negou habeas corpus em favor de Wallace Cruz, acusado de integrar a quadrilha que sequestrou um estudante no interior de um colégio particular, localizado na Avenida Dom Luís, no dia 26 de junho de 2008.
A decisão foi proferida ontem, 28/04. Segundo o relator do processo, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, a causa é complexa e de difícil apuração judicial. ?São 16 réus, dois deles foragidos e citados por edital, e outro preso no estado de São Paulo?, explica o relator em seu voto.
Consta nos autos que o estudante passou 13 dias em cativeiro, sendo submetido a ?intensa tortura psicológica, sendo libertado no Km 17 da BR-116, 24 horas após o pagamento do resgate no valor de R$ 655 mil?.
De acordo com a denúncia feita pelo Ministério Público Estadual, Wallace Cruz, mais conhecido como ?Lampião?, recebeu a importância de R$ 20 mil pela sua participação no sequestro. Ele foi preso preventivamente no dia 22 de julho de 2008, por determinação da juíza da 12ª Vara Criminal do Fórum Clóvis Beviláqua, Rosilene Ferreira Tabosa Facundo.
Alegando excesso de prazo na formação de sua culpa, o acusado impetrou habeas corpus no Tribunal de Justiça do Ceará solicitando o relaxamento da prisão. Os julgadores da 1ª Câmara Criminal, no entanto, acompanharam o voto do relator e negaram o pedido.
Wallace Cruz responde a processo por extorsão mediante sequestro e formação de quadrilha. Atualmente ele está recolhido no Instituto Penal Olavo Oliveira II, no município de Itaitinga, aguardando a conclusão da instrução processual.