Conteúdo da Notícia

Acusado de morte e tentativa de homicídio após discussão no trânsito é condenado a mais de 24 anos

Acusado de morte e tentativa de homicídio após discussão no trânsito é condenado a mais de 24 anos

Ouvir: Acusado de morte e tentativa de homicídio após discussão no trânsito é condenado a mais de 24 anos

O Conselho de Sentença do 3º Tribunal do Júri da Comarca de Fortaleza condenou Vitor Quinderé Amora a 24 anos, 10 meses e 15 dias de reclusão, pela morte de José Wildson Saraiva Belém e pela tentativa de assassinato contra José Wilson Belém, após discussão no trânsito, em agosto de 2001. O julgamento, presidido pelo juiz Antonio Carlos Pinheiro Klein Filho, teve início às 9h e encerrou por volta de 22h30 dessa quinta-feira (07/08).

Os jurados reconheceram a materialidade e autoria dos crimes e condenaram o réu por homicídio e tentativa de assassinato, duplamente qualificados (motivo fútil e meio cruel). A acusação foi patrocinada pelos promotores de Justiça Humberto Ibiapina e Lucídio Queiroz, além do advogado José Anchieta Santos Sobreira.

A defesa, promovida pelo advogado Clayton Marinho, pediu a retirada das qualificadoras e reconhecimento da atenuante de violenta emoção, argumentos rejeitados pelo Conselho de Sentença. A defesa anunciou que irá apelar da decisão, mas o juiz determinou que o réu deverá ficar preso até o julgamento do recurso.

Conforme os autos, o crime ocorreu em 7 de agosto de 2001, por volta das 13h30, na rua Frei Mansueto, bairro Varjota, em Fortaleza. José Wildson se envolveu em acidente de pequenas proporções. O pai dele, José Wilson, foi ao local para acompanhar o filho e aguardar a chegada da perícia.

Vitor Quinderé, que passava pela via, incomodado com o congestionamento provocado pela colisão, passou a buzinar insistentemente e dirigir de modo imprudente, quase atropelando pessoas que estavam no local.

Após uma discussão com os envolvidos no acidente, o acusado parou o carro alguns metros adiante e desceu com uma chave de fenda na mão. Com o instrumento, desferiu vários golpes contra as duas vítimas. Pai e filho foram socorridos e levados ao hospital, mas José Wildson não resistiu aos ferimentos e faleceu três dias depois.