Conteúdo da Notícia

Acusado de homicídio é condenado a 4 anos e 8 meses de reclusão

Ouvir: Acusado de homicídio é condenado a 4 anos e 8 meses de reclusão

O Conselho de Sentença do 2º Tribunal do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua condenou o réu Antônio Gilson Barbosa de Lima a 4 anos e 8 meses de reclusão pela morte de José Domingos Lopes, no dia 27 de janeiro de 2010, no bairro de Messejana, em Fortaleza. A pena deverá ser cumprida em regime semiaberto.
O julgamento, que começou às 13h30 e terminou por volta das 18 horas dessa quarta-feira (10/11), foi presidido pelo juiz Henrique Jorge Holanda Silveira. A acusação ficou a cargo da promotora de Justiça Alice Iracema Melo Aragão, enquanto a defesa foi patrocinada pelo defensor público Gelson Azevedo Rosa.
O Conselho de Sentença, por maioria de votos, reconheceu a materialidade e a autoria do crime, mas considerou, como atenuante, o fato de o assassinato ter sido cometido ?sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida à injusta provocação da vítima?. Além disso, o réu teve a pena reduzida em um ano por ter confessado espontaneamente.
De acordo com o inquérito policial, acusado e vítima estavam tomando banho na lagoa de Messejana quando iniciaram uma discussão. O réu, utilizando uma faca, atingiu a vítima, que foi levada para o Instituto Dr. José Frota (IJF), mas não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo.
Antônio Gilson Barbosa fugiu do local, mas foi preso em flagrante por policiais militares. Em depoimento, ele confessou a autoria do crime e alegou legitima defesa.