Acusado de crime passional será julgado nesta sexta-feira pelo 2º Tribunal do Júri
- 1035 Visualizações
- 12-11-2009
A 2ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, nesta sexta-feira (13/11), às 8h30min, o réu Claudemir de Sousa Conde. Ele é acusado de ter assassinado Antônio Holanda Batista e ferido, com golpes de faca, sua ex-companheira, Antônia Cleiriane Maia Lopes, no dia 25 de julho de 2005. Por essas acusações, o réu foi enquadrado no artigo 121, parágrafo 2º, incisos I e IV do Código Penal Brasileiro.
Segundo o inquérito policial, Claudemir Conde já havia mantido relacionamento amoroso com Antônia Cleiriane, iniciado quando o acusado ainda cumpria pena no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS). Depois de quase três anos de relacionamento, o réu fugiu do IPPS e começou a viver com sua companheira sob uma identidade falsa. De acordo com a polícia, Claudemir trabalhava clandestinamente como mototaxista.
Depois de um ano convivendo com o réu, Antônia Cleiriane decidiu fugir de casa, pois segundo ela, Claudemir era violento e sempre a ameaçava de morte. Depois de alguns meses afastada do réu, a vítima começou um relacionamento amoroso com Antônio Holanda Batista.
Ao encontrar os dois, o acusado teve uma crise de ciúmes e os atacou com uma faca. Antônio Holanda Batista acabou morrendo. Já Antônia Cleiriane teve vários cortes no corpo, porém sem nenhum ferimento mais grave, sobreviveu.
O Júri será presidido pelo Juiz Henrique Jorge Holanda Silveira e a defesa será feita pelo advogado Francisco Erivaldo Rodrigues, enquanto a acusação será patrocinada pela promotora Josiana França.