Acusado de assassinato qualificado será julgado nesta quarta-feira
- 1021 Visualizações
- 24-11-2009
A 2ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, nesta quarta-feira (25/11), às 13h30min, o réu Francisco Ivan de Sousa da Silva. Ele é acusado de ter assassinado Cristiano Sousa Mariano, no dia 22 de outubro de 2005. O réu responde por homicídio qualificado, cometido mediante recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido.
Consta no inquérito policial que, no dia do crime, o pai do réu, que é taxista, foi assaltado por três homens, enquanto trabalhava no bairro Jardim das Oliveiras. Ao saber do acontecido, o réu, em companhia de dois sobrinhos, Francisco Fabiano de Sousa Magalhães e Carlos Benício de Sousa Xavier, procurou Cristiano Sousa Mariano para saber se ele estava ou não envolvido com o assalto. Segundo testemunhas, Cristiano era uma pessoa muito perigosa.
A vítima foi conduzida pelo réu e seus sobrinhos até a casa do pai do acusado, onde foi reconhecido como sendo um dos participantes do assalto. Segundo depoimento do acusado, Cristiano, ao ser reconhecido, sacou uma arma e começou a atirar. Francisco Ivan, então, pegou o revólver que estava guardado na casa do pai e revidou, disparando vários tiros contra a vítima, que morreu no local.
O réu já foi julgado pelo crime no dia 11 de fevereiro de 2008, sendo condenado a 1 ano e 4 meses de reclusão. O Ministério Público recorreu da decisão e a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) reconheceu o apelo ministerial e mandou o acusado a novo julgamento. Francisco Fabiano de Sousa Magalhães e Carlos Benício de Sousa Xavier já foram foram julgados e absolvidos.
O Júri será presidido pelo juiz Henrique Jorge Holanda Silveira e a defesa será feita pelo advogado Francisco Afonso Costa de Moraes Lima, enquanto a acusação será patrocinada pela promotora Joseana França.