Ações de combate à violência contra a mulher são destaque no “Judiciário em Evidência” desta semana
- 1906 Visualizações
- 05-01-2018
O “Judiciário em Evidência” inicia o ano de 2018 com programa especial sobre os projetos da Justiça cearense para combater a violência doméstica e familiar contra a mulher. A entrevistada é a juíza Ana Cláudia Gomes de Melo, titular da 2ª Vara de Quixadá e também diretora do Fórum da referida comarca.
A magistrada fala do projeto “Diálogos de Paz”, que tem o objetivo de promover a conscientização da sociedade sobre esse assunto através de palestras nas escolas e orientação psicológica a homens que cometeram agressão.
“A ideia foi criar um grupo de retificação subjetiva do agressor. Os encontros ocorrem todas as semanas, com no máximo 12 homens, e possibilitam que eles se questionem sobre suas práticas violentas”, esclarece. A iniciativa ocorre em parceria com o Núcleo de Psicologia da Universidade Católica de Quixadá.
A metodologia foi escolhida após a juíza perceber que as vítimas, em geral, tem o mesmo comportamento “de defender o agressor e até se colocar na condição de provocadoras da violência”. Enquanto o agressor “tende a não acreditar que cometeu o crime, acha que fez algo legítimo”.
A entrevistada salienta que o Brasil é o 5º país do mundo quando o assunto é violência contra a mulher. Ela acrescenta que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o problema tem “caráter epidêmico porque traz transtornos de várias ordens para a saúde pública decorrentes de agressões físicas, partos prematuros, depressões”, por exemplo.
O “Judiciário em Evidência” desta semana ainda traz reportagens sobre ações promovidas pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza para acelerar o julgamento de processos, conscientizar estudantes e dar mais segurança às mulheres que têm medida protetiva deferida. E você vai saber detalhes do projeto “Paz no Lar”, desenvolvido pela 3ª Vara Criminal de Maracanaú, que garante a visita regular do juiz às casas das mulheres vítimas de agressão.
O programa será exibido neste sábado (06/01), às 15h, na TVC, e às 18h30, na TV Assembleia; e segunda-feira (08/01), às 14h30, na TV Fortaleza, e às 20h, na TV O Povo. Também será reprisado no dia 13 e 15 de janeiro nos mesmos horários e canais.
CANAIS
TVC – canal 5.1 digital aberto
TV Assembleia – canal 31.1 digital aberto
TV O Povo – 23 da Multiplay e 24 da NET
TV Fortaleza – canal 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.