Ação de prevenção ao câncer de mama acontece no Fórum Clóvis Beviláqua
- 898 Visualizações
- 22-02-2017
A Divisão de Saúde Ocupacional do Saúde do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realizou, na manhã desta quarta-feira (22/02), uma ação de conscientização sobre a importância do autoexame das mamas. A iniciativa, que também realizou aferição de pressão e glicemia em parceria com uma rede de farmácias, ocorreu no Fórum Clóvis Beviláqua. Aberta ao público, a campanha se destinou principalmente aos que trabalham no prédio, contando inclusive com intérprete para os deficientes auditivos.
A enfermeira da Divisão de Saúde, Aline Oliveira, esteve à frente da prevenção de câncer de mama, a exemplo do que ocorreu nos últimos dias 14 e 17, no Tribunal de Justiça e no Fórum de Aquiraz, respectivamente. Na ocasião, ela ressaltou a finalidade do autoexame. “O objetivo é que elas se conheçam e, desta forma, possam detectar possíveis alterações nas mamas, buscando orientação caso seja necessário”, explicou.
Já Neliany Caertano, também enfermeira da Unidade e uma das profissionais que realizou as aferições, defendeu a relevância deste trabalho, complementado com orientações sobre cuidados e, nos casos necessários, sugestões para procura de tratamento médico. “Esperamos que, com isso, as pessoas tenham mais atenção com a pressão arterial e a glicemia, evitando, por exemplo, dietas exageradas, com mutas horas sem alimentação, o que pode acarretar hipoglicemia”, disse.
A servidora Vadenia Arrais, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Fortaleza (Cejusc), aprovou a manhã preventiva. “Acho importante, tendo em vista que nos descuidamos muito da saúde. Então, quando aparece um movimento desse, você, quer queira ou não, vai lá. E quando as pessoas vão, muitas verificam que realmente precisam se cuidar”.