Ação “60+” comemora Dia Internacional do Idoso
- 857 Visualizações
- 13-09-2024
As atividades alusivas ao Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, tiveram início nesta sexta-feira (13/09) com a ação “60+”. A iniciativa, promovida pela Comissão de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa do Tribunal de Justiça do Ceará (CDPPI-TJCE) em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), e a Universidade de Fortaleza (Unifor), segue até este sábado (14/09) no Shopping Iguatemi Bosque.
A abertura do evento contou com a participação do presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, e da desembargadora Lira Ramos de Oliveira, presidente da Comissão CDPPI. “Estamos aqui engajados, nessa interlocução com os demais parceiros, para conscientizar as pessoas para a questão do envelhecimento saudável, com bem-estar, liberdade, dignidade e respeito”, destacou a magistrada, reforçando o convite para palestra que será realizada neste sábado, às 16h, sobre os direitos das pessoas idosas.
Prestigiaram o evento as desembargadoras Cleide Alves de Aguiar, Silvia Soares de Sá Nóbrega e Lisete de Sousa Gadelha; além do juiz Jorge Di Ciero, membro da CDPPI. Presentes, ainda, o juiz Tiago Dias, auxiliar do TRE; a advogada Patrícia Viana, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-CE; e as professoras Adriana Helena e Gina Pompeu, vice-reitora de Extensão e Comunidade e diretora do Núcleo de Estratégias Internacionais da Unifor, respectivamente.
PROGRAMAÇÃO
O Coral Vozes da Justiça, do TRE, deu início à programação desta sexta-feira. Em seguida, a defensora pública Amélia Rocha conduziu palestra sobre Direito à Informação ao Consumidor Idoso. Temas como saúde mental, nutrição e fisioterapia também serão abordados na programação.
Uma equipe da Central de Atendimento Judicial (CAJ) do TJCE estava no local para fornecer informações processuais e senhas para acessar os processos. Outro serviço disponibilizado foi a emissão de certidões cíveis e criminais.
Socorro Freire gostou da ação. “É uma coisa muito interessante, principalmente pra gente da terceira idade, que precisa ter a chance de ter alguma coisa dirigida a nós, com esses privilégios, essas homenagens, as informações também, tanto dessa parte de controle da saúde, de cursos e até consulta de processos”.
Aos 70 anos, Socorro conta que já trabalhou como química industrial e professora. Depois de aposentada, resolveu continuar ativa e tem um ateliê de costura de vestidos de festa. “Eu não fico parada não porque eu detesto ficar sem fazer nada”, afirma, ressaltando que também participa do Coral Vozes da Justiça e faz questão de participar de todas as apresentações.
Clique AQUI para ver a programação completa.
SERVIÇO
Ação “60+”
Data: 13 e 14/09, a partir das 10h
Local: Shopping Iguatemi de Fortaleza – Praça do Artesão
Promoção: TJCE, TRE-CE, OAB-CE e Unifor