Participantes destacam importância da audiência pública realizada pela Ouvidoria do TJCE em Juazeiro do Norte
- 1226 Visualizações
- 30-10-2023
A Comarca de Juazeiro do Norte recebeu audiência pública promovida pela Ouvidoria-Geral do Poder Judiciário na última sexta-feira (27/10). Estiveram presentes magistrados, representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que atuam na 1ª Zona Judiciária do Estado. Também estiveram presentes integrantes dos Poderes municipais da região, além de lideranças da sociedade civil organizada.
Durante o encontro, foram oferecidos esclarecimentos à população acerca dos serviços judiciários e colhidas manifestações dos participantes sobre a atuação da Justiça estadual. Além disso, foi oportunizado aos interessados a identificação de demandas sensíveis, o recebimento de críticas, elogios e sugestões em relação ao Judiciário, tendo como intuito o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional.
O juiz titular da Vara Única de Jardim, Luiz Phelipe Fernandes de Freitas Morais, ressaltou que a audiência “deixa evidente que a Gestão do Tribunal compreende a necessidade de Judiciário se aproximar da sociedade, promovendo uma escuta ativa e propositiva. Hoje saímos daqui com a sensação de que o nosso trabalho está atento às demandas do jurisdicionado e comprometido com o seu papel no fortalecimento de uma democracia efetivamente participativa”.
Quem também elogiou foi o presidente da OAB – Seccional de Juazeiro do Norte, Vava Lemos. “Foi muito importante para todos os atores do sistema de Justiça e sobretudo para toda sociedade. Houve manifestações propositivas do MP, Magistratura, Advocacia, estagiários e da população. Parabenizo a iniciativa do TJCE, na pessoa da desembargadora ouvidora, de promover a audiência na nossa região, vindo cumprir fielmente o papel institucional da Ouvidoria no Interior de maneira proativa. Parabéns desembargador Joriza Magalhães pela brilhante condução dos trabalhos e pela atenção a todos e todas.”
A juíza da 2ª Vara Criminal de Juazeiro, Larissa Braga Costa de Oliveira Lima. “A presença da equipe da Ouvidoria hoje em Juazeiro do Norte aproxima o Tribunal de Justiça do Ceará da população e demonstra o cuidado com os anseios de toda a região do Cariri”.
No mesmo sentido, a juíza Samara Costa Maia, titular da 1ª Vara Cível de Brejo Santo, enalteceu a iniciativa. “O encontro denota que estamos, como Instituição, seguindo o rumo certo. Essa proximidade contribui para que o nosso Tribunal, continuamente, busque elevar os padrões de transparência, presteza e segurança das atividades desenvolvidas. A Ouvidoria é o elo necessário para tanto, e isso foi sentido aqui hoje, especialmente com a presença da desembargadora ouvidora Joriza Magalhães Pinheiro”.
A desembargadora avaliou também de maneira positiva. “É com alegria que, numa postura pró-ativa, saímos da sede e vamos ao encontro da sociedade, desta feita em Juazeiro do Norte, ouvindo as demandas e proposições do próprio usuário a quem é destinado o serviço do Judiciário. A Ouvidoria cada vez mais cumpre seu papel de instrumento de participação democrática e canal de acesso fácil à Justiça.”
A audiência integrou as Comarcas da 1ª Zona Judiciária, que abrange Juazeiro do Norte (sede), Barbalha, Crato, Penaforte, Jati, Jardim, Porteiras, Brejo Santo, Mauriti, Milagres, Abaiara, Barro, Aurora, Lavras da Mangabeira, Missão Velha, Caririaçu, Granjeiro, Várzea Alegre, Farias Brito, Nova Olinda, Santana do Cariri, Araripe, Potengi, Assaré, Altaneira, Tarrafas, Antonina do Norte, Campos Sales e Salitre.
As reuniões são realizadas periodicamente, com o objetivo de promover transparência e a melhoria da atuação do Tribunal de Justiça junto à população de todo o Estado.