84% dos votantes na enquete do TJCE afirmam que as mulheres ainda têm muito a conquistar
- 1309 Visualizações
- 14-03-2016
Participando de passeatas ou fundando movimentos, a mulher brasileira tem um histórico de lutas para alcançar seus direitos de igualdade, seja no mercado de trabalho ou em qualquer outro segmento. Elas sempre viveram em um mundo com liberdades restritas e direitos anulados.
Pensando nisso, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realizou uma enquete na semana passada com a pergunta: você acredita que as mulheres já alcançaram igualdade de direitos? Dos 165 participantes, 84% disseram que muitas conquistas ainda precisam ser alcançadas. Já 16% afirmaram que homens e mulheres têm os mesmos direitos perante a sociedade.
Lembrando fatos relevantes do passado, o dia 24 de fevereiro de 1932 representa um marco na história política da mulher brasileira, pois foi nesta data que o voto feminino foi conquistado. Outro momento significativo foi o movimento contra o Código Civil de 1917, no qual a mulher casada era considerada incapaz do ponto de vista civil, o que só foi modificado em 1962 (com a Lei nº 4.121), através da aprovação do Estatuto Civil da Mulher, que equiparou os direitos dos cônjuges.