Conteúdo da Notícia

6ª Turma Recursal nega pedido de complementação do DPVAT em razão do grau de invalidez

6ª Turma Recursal nega pedido de complementação do DPVAT em razão do grau de invalidez

Ouvir: 6ª Turma Recursal nega pedido de complementação do DPVAT em razão do grau de invalidez

A 6ª Turma Recursal do Fórum Professor Dolor Barreira manteve decisão que julgou improcedente pedido de complementação do Seguro Obrigatório DPVAT feito por F.S.M.O. contra a Seguradora Líder. A relatora do caso foi a juíza Joriza Magalhães Pinheiro.
Ele assegurou nos autos que sofreu acidente automobilístico no dia 18 de novembro de 2009, ficando com invalidez permanente. Recebeu indenização de R$ 675,00, mas alegou que o valor correto seria R$ 13.500,00.
Pleiteando a diferença, ingressou com processo. O Juízo da Comarca de Monsenhor Tabosa julgou o pedido improcedente porque F.S.M.O. não demonstrou ?que a invalidez que lhe acometeu é capaz de ensejar o pagamento da indenização no valor máximo?.
Ele interpôs recurso (nº 2322-12.2010.8.06.0127/1) nas Turmas Recursais. Defendeu o direito à complementação, sem qualquer graduação, em função da ocorrência da debilidade permanente alegada pela vítima.
Ao apreciar a ação, nessa quarta-feira (09/10), a 6ª Turma manteve, por unanimidade, a decisão proferida na 1ª Instância. A relatora explicou ?que ao caso em comento aplica-se a lei nº 11.945/2009, que alterou a redação do artigo 3º da lei nº 6.194/74, introduzindo uma tabela de graduação do valor da indenização, de acordo com o grau de invalidez?.
O entendimento é de que não há inconstitucionalidade na lei que estipulou tabelas de pagamento dos valores da indenização. ?Resta evidente a possibilidade de gradação da invalidez decorrente de acidente automobilístico para fins de pagamento do Seguro Obrigatório DPVAT?.
DESPEDIDA
A sessão marcou a despedida da juíza Joriza Magalhães Pinheiro das Turmas Recursais. A magistrada completou os dois anos de atuação e não pediu a recondução para se dedicar à titularidade da 9ª Vara da Fazenda Pública do Fórum Clóvis Beviláqua e às atividades de coordenadora do Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento Processual da Comarca de Fortaleza.