3º mandato acirra disputa pela presidência da OAB
- 721 Visualizações
- 22-07-2009
Política – p. 19
22/07/2009
O presidente da OAB-CE, Hélio Leitão, cogita disputar um terceiro mandato. Para isso, rompe com um de seus maiores aliados, Valdetário Mota. Os dois deverão ser adversários na campanha. As eleições estão marcadas para novembro
A campanha oficial sequer começou, mas a disputa pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) já dá sinais de que deverá ser acirrada. Um dos motivos são as articulações para um terceiro mandato por parte do atual presidente da entidade, Hélio Leitão. Em 2003, o dirigente posicionou-se, radicalmente, contra a segunda reeleição do então presidente-candidato Paulo Quezado.
Ao afirmar que cogita pleitear novamente o cargo, Hélio também rompe com um de seus maiores aliados até então, o líder da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (Caace), Valdetário Monteiro. Há até pouco tempo, os bastidores da OAB sinalizavam para uma provável parceria entre os dois.
?Depois, ele (Leitão) disse que refletiu melhor, apresentou dados sobre a aceitação da gestão e decidiu tentar um terceiro mandato. Por que ele fez isso, eu não sei?, queixa-se Valdetário.
No contraponto, Hélio garante que jamais houve acordo entre os dois. O apoio ao colega estaria sendo apenas cogitado. ?Toda candidatura tem de passar por um teste de viabilidade. A dele acabou não agregando as correntes da OAB. Algumas pessoas não aceitaram. E candidatura que divide, não agrega?, Justifica Leitão.
Três anos
O possível racha entre os membros da entidade polarizou a disputa e já dividiu boa parte da categoria. Um dos temas centrais na polêmica é a possibilidade do terceiro mandato de Hélio Leitão no mais alto posto da OAB-CE – o que é possível segundo o estatuto da entidade.
Ainda assim, em reação à tentativa, um grupo formado, em boa parte, por apoiadores de Valdetário, lançou o movimento ?Advogados contra o terceiro mandato?, através de blog na Internet.
Na página são publicados artigos assinados por Hélio, do período em que ele se posicionou contra a dupla reeleição de Paulo Quezado.
Também apimenta a discussão declarações do presidente nacional da Ordem, Cezar Britto, com críticas ao terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na presidência da República.
Em resposta aos ataques, Hélio explica que nunca condenou a dupla reeleição. Segundo ele, as reclamações feitas no passado referiam-se estritamente à continuidade da gestão de Quezado.
ELEIÇÕES OAB-CE
> A escolha para a nova presidência da OAB-CE ocorre em novembro deste ano.
> Nas ruas, já é possível ver adesivos em carros com menções indiretas à candidatura de Valdetário Monteiro.
> Já a pré-campanha de Hélio Leitão, que deverá disputar o terceiro mandato, tem sido – conforme ele relatou – apenas à base da ?sondagem? a colegas.