3ª Vara Cível investe na democratização do acesso à Justiça
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- 19-06-2009
Para democratizar o acesso às informações judiciais e imprimir maior celeridade à prestação jurisdicional na 3ª Vara Cível do Fórum Clóvis Beviláqua, o juiz Cid Peixoto do Amaral Netto, titular do juízo, vem adotando uma eficiente sistemática de trabalho que compreende a afixação, no balcão de atendimento da unidade, de um quadro de solicitações de urgência e a disponibilização de um e-mail (juiz.cidamaral@tj.ce.gov.br) para informações, sugestões, dúvidas e críticas.
De acordo com o magistrado, após a implementação dessa nova rotina de trabalho, a demanda de atendimento no balcão teve uma redução de cerca de 25%. Diariamente, o diretor de secretaria da 3ª Vara Cível, Ângelo José Barbosa da Silva, recebe em torno de 25 solicitações, entre elas, requerimentos de ofícios, mandados/cartas, publicações no Diário da Justiça e pedidos referentes ao sistema do Bacenjud. Em menos de 24 horas são providenciados os encaminhamentos solicitados pelas partes ou advogados. ?Quando chego, pela manhã, recolho as solicitações e as encaminho aos servidores responsáveis. Dessa forma, buscamos garantir um atendimento jurisdicional de qualidade?, ressalta o diretor.
Já o magistrado Cid Netto, além de atender pessoalmente os advogados e partes em seu gabinete, recebe uma média de 20 e-mails, por dia. Segundo ele, todas as mensagens são prontamente analisadas e respondidas ao remetente. Essa ampliação do canal de acesso entre o magistrado e a sociedade tem repercutido de forma positiva. ?Após a disponibilização desse instrumento de comunicação, as partes e advogados não precisam mais se deslocar até o Fórum para terem informações sobre seus processos, já que recebem um retorno meu via e-mail?, observa o juiz.
Ao ver a sua demanda judicial solucionada com maior rapidez, os usuários, também, têm encaminhado elogios e agradecimentos ao magistrado. ?Recebo e-mails em que as pessoas exprimem a sua satisfação com a criação desse canal de interação. Além de revelarem que com esse atendimento humanizado, eles sentem a concretização do seu sentimento de cidadania?, declara Cid Netto.