Conteúdo da Notícia

3ª Câmara Cível determina que município de Boa Viagem emposse concursado

Ouvir: 3ª Câmara Cível determina que município de Boa Viagem emposse concursado

08.12.2009
O município de Boa Viagem, distante 222 km de Fortaleza, terá que nomear e empossar, imediatamente, no cargo de administrador, Francisco Expedito Helcias Alves. A decisão unânime foi proferida durante sessão da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ/Ce), realizada ontem, 2ª.feira (07/12).
Os autos (nº 2008.0020.2287-3/1) demonstram que Francisco Expedito foi aprovado em quarto lugar para o cargo de administrador no concurso público realizado pelo município de Boa Viagem. O candidato, no entanto, não foi convocado para assumir a função. O certame disponibilizou, através de edital nº 001/2007, quatro vagas para o cargo.
O município afirmou que Francisco Expedito teria, apenas, ?mera expectativa de direito, em face da discrição da administração do município para a nomeação e posse dos candidatos aprovados no certame?.
O relator do processo e presidente da 3ª Câmara Cível, desembargador Rômulo Moreira de Deus, ao apresentar vasta jurisprudência na fundamentação de seu voto, disse que ?não compete à administração pública usurpar um direito assegurado àqueles que prestam concurso e obtêm êxito, sujeitando-os à sua conveniência e oportunidade, não se podendo cogitar que o ato de nomeação fique ao bel prazer do administrador?.
Participaram também da sessão de ontem, 2ª.feira, os desembargadores Antônio Abelardo Benevides Moraes, Celso Albuquerque Macêdo e Edite Bringel Olinda Alencar.
Fonte: TJ/Ceará