2ª edição do mutirão financeiro começa nesta segunda-feira no Fórum Clóvis Beviláqua
- 800 Visualizações
- 17-06-2011
A segunda edição do mutirão ?Somando esforços, multiplicando soluções? ocorrerá ente os dias 20 e 22 deste mês, no Fórum Clóvis Beviláqua. Haverá seis mesas de conciliação funcionando simultaneamente, das 9 às 18 horas.
Na pauta, processos envolvendo o Banco Itaú. É mais uma oportunidade para que as partes firmem acordos e solucionem os litígios de forma rápida.
As 30 Varas Cíveis da Comarca de Fortaleza selecionaram 350 ações de cobrança, busca e apreensão, reintegração de posse, reparação de danos, revisionais, entre outras. As partes envolvidas já foram intimadas e podem conferir as datas e horários das audiências no Portal do Tribunal de Justiça do Ceará (www.tjce.jus.br).
Segundo a juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo, coordenadora do Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos Judiciais da Comarca de Fortaleza, novos mutirões estão previstos para acontecer no segundo semestre deste ano. Outras quatro instituições financeiras demonstraram interesse em participar do projeto.
A magistrada explica que, ao firmar parceria, as empresas se comprometem a apresentar propostas diferenciadas que favoreçam consenso. ?Na primeira edição, 80% das pessoas que compareceram chegaram a um acordo, pois receberam propostas convidativas. Nossa perspectiva é atingir novamente essa meta?, afirma.
A primeira edição, realizada de 23 a 27 de maio, contemplou ações envolvendo o Bradesco. A juíza assegura que os mutirões têm ajudado a consolidar a cultura da conciliação. fazendo com que a solução beneficie os dois lados.
O Grupo de Auxílio vem realizando outras iniciativas nesse sentido. Os projetos são temáticos e já envolveram investigação de paternidade, interdição, divórcio, multas de trânsito e Seguro Obrigatório DPVAT.