1º dia de mutirão com ações da Unimed Fortaleza tem resultado parcial de 60,24% de acordos
- 983 Visualizações
- 16-04-2012
A Central de Conciliação do Fórum Clóvis Beviláqua promoveu, na manhã desta segunda-feira (16/04), 50 acordos em processos envolvendo a Unimed Fortaleza. Os números mostram o resultado parcial do primeiro dia do Mutirão de Processos da Área de Saúde, que segue até quarta-feira (18/04), com 1.026 ações em trâmite nas Varas Cíveis da Capital.
Segundo a juíza coordenadora da Central, Jane Ruth Maia de Queiroga, o número representa 60,24% de êxito nas ações que tiveram o comparecimento das partes. Ela ressalta que os dados são referentes apenas ao turno da manhã, pois o balanço completo do primeiro dia ainda está sendo contabilizado e será divulgado nesta terça-feira (17/04).
Para a magistrada, a iniciativa está ajudando a disseminar a cultura do diálogo. “Ainda existe uma forte cultura da judicialização dos conflitos. Nosso objetivo é mudar esse quadro, consolidando o Judiciário como um instrumento de paz social”.
O juiz diretor do Fórum, José Krentel Ferreira Filho, ressaltou que o mutirão é uma oportunidade de as próprias partes encontrarem uma solução consensual para os problemas. “No curso da ação, não se tem a garantia de qual será o resultado, nem de quando ela terá um fim. Com o acordo, as partes já saem da audiência com uma definição, que elas mesmas ajudaram a construir”.
O presidente da Unimed Fortaleza, Mairton Lucena, compareceu ao evento e ressaltou a disposição da empresa de buscar soluções mais ágeis para os litígios. “Estamos mudando a maneira de nos relacionarmos com os clientes, procurando diminuir o número de conflitos e agilizar os que já estão em curso”.
As audiências ocorrem das 9 às 17 horas, nas oito salas da Central. As partes que não foram intimadas ou não puderam comparecer às sessões no horário designado deverão se dirigir ao Fórum na próxima quinta-feira (19/04) para participar das tentativas de acordo.