17º Juizado Especial da Parangaba é ampliado e reinaugurado com estrutura moderna e funcional
- 7869 Visualizações
- 24-02-2022
“A gente pode dizer que humanização se faz presente neste Juizado.” Esse é o sentimento que a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, destacou ao reinaugurar a 17ª Unidade do Juizado Especial Cível da Comarca de Fortaleza, nesta quinta-feira (24/02).
Sentimento compartilhado pela desembargadora Maria das Graças Almeida de Quental, que estava presente no evento. Ela foi a primeira juíza da Unidade, em 1997, quando respondia também pelos processos cíveis e criminais. “Recordar é reviver. O Juizado para mim é aprendizado. Com uma equipe comprometida tivemos o apoio do conselho da comunidade e trabalhamos diversos eixos, sempre, atendendo a todos sem distinção. Nós fomos o primeiro Juizado do Estado a implantar, na época, o sistema virtual”, destaca a desembargadora.
Para a presidente do TJCE, é momento também de voltar no tempo, pois ela esteve presente na inauguração da Unidade, e agora tem a alegria de retornar e entregar um espaço mais acolhedor para população e servidores. “Aqui não é só julgar. Nós contribuímos para paz social. Uma conciliação bem trabalhada evita a judicialização e reata laços de amizade”, afirma.
O juiz auxiliar do 17º Juizado, Elison Pacheco, assumiu a titularidade há pouco mais de um mês e diz que a reforma é grande estímulo para todos. “É muito importante para o cidadão e para os servidores, pois um ambiente melhor estruturado traz diversos benefícios. É a Justiça de portas abertas”, disse.
A Unidade funciona no bairro da Parangaba, na Capital. O imóvel localizado no pavimento térreo é acessível a todas as pessoas que procuram atendimento no local. As salas amplas possuem novos mobiliários e equipamentos modernos. A estrutura ganhou manutenção. Além disso, houve um trabalho de paisagismo na área verde do espaço com adequação de mudas, aplicação de gramas e a conservação de árvores frutíferas.
As reformas dos juizados fazem parte de um cronograma de melhorias idealizados pelo Fórum Clóvis Beviláqua. “Ao longo do ano, estamos entregando várias unidades com um ambiente mais acolhedor, humanizado e revitalizado. Vale destacar também a valorização da comunicação visual com a padronização de placas e outras ferramentas”, ressaltou a diretora executiva da Área Administrativa do Fórum, Vanessa Plutarco.
Também estiveram presentes na reinauguração o desembargador Heráclito Vieira, a diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Ana Cristina Esmeraldo, os juízes Roberto Viana e Gerana Veríssimo, o defensor público Francisco Ivo da Silveira e outras autoridades.
RECONHECIMENTO
Durante a reinauguração, a presidente do TJCE agradeceu pelo compromisso de todos os envolvidos. “Aqui deixo registrado meu agradecimento e reconhecimento a cada servidor, colaborador deste Juizado, pois demonstram trabalhar com muita atenção ao próximo”, elogiou.
“É muito bom ter melhorias no ambiente. É gratificante ter o trabalho reconhecido e ganhar um novo espaço para continuar à disposição da população”, afirma Maria Rozélia Ribeiro, que é servidora da Unidade desde 1998.
A data da reinauguração coincide com os 12 anos dedicados ao Juizado do supervisor de Secretaria Possidônio Couto Bem. “Foi em 24 de fevereiro de 2010 que comecei a trabalhar aqui e um novo ambiente sempre é motivador. Hoje comemoro muitos anos de afeto, dedicação ao Juizado e ganho de presente um ambiente ainda mais acolhedor”, reconhece.
Para ver mais fotos clique na GALERIA.