14º JECC de Fortaleza promove mediação e conciliação em ação social de faculdade
- 1678 Visualizações
- 06-09-2016
O 14º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza participou de uma ação social externa, no bairro João XXIII, realizada pela Faculdade da Grande Fortaleza (FGF). O objetivo foi promover a mediação e conciliação de conflitos existentes entre os jurisdicionados. Na ocasião, a equipe do Juizado realizou 12 atendimentos ao público e agendou oito audiências de mediação.
“Vimos a chance de desenvolver o projeto ‘Movimento pela Conciliação’ do Conselho Nacional de Justiça, estabelecendo relações de cooperação com a instituição de ensino, para a promoção da cultura da solução pacífica dos conflitos, bem como procurando desenvolver ações para implementar práticas autocompositivas junto à comunidade daquela localidade circunvizinha, que é de nossa jurisdição”, explicou a juíza titular da unidade, Maria Lúcia Falcão Nascimento.
As oito audiências agendadas durante o evento resultaram em sete audiências efetivamente realizadas e em 90% de acordos homologados. “Além do benefício dessa comunhão com a comunidade e do desenvolvimento da cultura da solução pacífica dos conflitos, o mais importante resulta de que essa solução tenha sido célere e sem desgastes para as partes”, destacou a magistrada.
O evento, intitulado de I Ação Social FGF, ocorreu no último dia 27 de agosto. Já as audiências de mediação, agendadas durante a iniciativa, aconteceram na quarta-feira (31/08), na sede do Juizado, no bairro Bom Sucesso. Segundo a diretora de Secretaria da unidade, Nelzeny Feitosa, desde 2010, o JECC realiza, nas tardes de quartas, audiências de mediação de conflitos, chegando a uma média 80% de acordos homologados.