11ª reunião do Comitê Executivo Estratégico do TJCE destaca avanços alcançados pelo Judiciário em 2023
- 845 Visualizações
- 06-12-2023
Os gestores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) participaram, nesta quarta-feira (06/11), da 11ª reunião do Comitê Executivo Estratégico (Coex), a última do ano, e apresentaram as principais entregas de 2023, bem como os resultados parciais do Plano Estratégico TJCE 2030. À frente do encontro, o chefe do Judiciário cearense, desembargador Abelardo Benevides Moraes, também pontuou sobre os avanços a serem conquistados em 2024.
Entre as metas de indicadores que foram batidas estão o Índice de Governança do Judiciário, que chegou a 91%, e o Índice de Percepção da Sociedade, que alcançou 73% de satisfação. Além dessas, foram batidas outras metas como a redução do custo médio dos processos, o incremento de acordos processuais e pré-processuais, bem como o aumento da qualidade e efetividade da comunicação. Houve também a melhoria das políticas de segurança da tecnologia da informação e da satisfação com o atendimento.
Ainda neste ano, deverão ser alcançados os objetivos estabelecidos para a redução da taxa de congestionamento e do tempo médio de julgamento de processos, para o aprimoramento de magistrados, para o incremento da arrecadação corrente, e o percentual de execução do Programa de Modernização do Poder Judiciário (Promojud).
Durante o encontro, foram ressaltados os avanços já obtidos em áreas como a proteção das mulheres em situação de violência doméstica, a cultura de inovação, a robotização, a expansão da Central de Atendimento Judicial (CAJ) e as ações de infraestrutura. Ao longo de 2023, 15 comarcas foram contempladas pelo programa “+ Interior”, três a mais que a previsão inicial.
Outro destaque foi o resultado do TJCE no Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Judiciário cearense alcançou o 1º lugar em Sentenças/Casos Novos e o 2º em Índice de Atendimento à Demanda (IAD) entre os tribunais de médio porte.
Além do presidente do TJCE, estiveram presentes na reunião o juiz auxiliar da Presidência, Marcelo Roseno; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Gúcio Carvalho Coelho; a diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Solange Menezes; e o juiz César Morel, que está à frente do Núcleo de Combate à Violência Doméstica (Nucevid) e é titular do Juizado da Mulher de Maracanaú.
Também participaram os secretários-gerais Judiciário e Administrativo, Nilsiton Aragão e Sérgio Mendes; os secretários de Tecnologia da Informação, Denise Olsen; de Administração e Infraestrutura, Pedro Ítalo Sampaio; de Planejamento e Gestão, Rafaella Lopes; de Finanças, Marcos Coelho; de Gestão de Pessoas, Felipe Mourão; a coordenadora-geral da Unidade de Gerenciamento do Promojud, Roberta Jucá; o diretor negocial do Processo Judicial Eletrônico (PJe), Miguel Mota; o diretor de Cerimonial do Tribunal, Silvio Paiva; o chefe da Assessoria de Comunicação, Ilo Santiago Jr; o consultor jurídico, Cristiano Batista da Silva; e a gerente de estratégia, Renata Silveira Meneses.