Conheça os Projetos

 

AÇÃO OBJETIVO MATÉRIAS
Promoção de Autonomia e Inserção Laboral Cursos de capacitação e qualificação profissional para mulheres através de parcerias celebradas via Acordos de Cooperação Técnica, visando promover sua autonomia financeira e inserção no mercado de trabalho.

Parceria entre Judiciário, Fiec e Governo estadual capacita vítimas de violência doméstica em cursos profissionalizantes
Agosto Lilás: Parceria entre TJCE e Fiec vai possibilitar cursos para vítimas de violência doméstica

Central de Atendimento à Mulher Aperfeiçoa o atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar com escuta qualificada e acolhedora.

TJCE inaugura Central de Atendimento à Mulher para atender presencialmente vítimas de violência doméstica
Mais de 4.700 vítimas de violência doméstica são acompanhadas pela Central da Mulher de Fortaleza

Projeto “O direito de sorrir”
A iniciativa encaminha mulheres vítimas que sofreram lesões na região da face, ou prejuízo na dentição, a profissionais da área de odontologia, de forma gratuita. Em Fortaleza, a parceria ocorre com o Centro Universitário Fametro (Unifametro), e no Cariri, com a Faculdade CECAPE.

Parceria entre TJCE e Unifametro resgata autoestima de mulheres que sofreram violência doméstica é destaque em revista do CNJ

Programa “Tempo de Justiça Mulher” Busca garantir mais agilidade na investigação e no julgamento dos processos dos crimes de feminicídios no Ceará. A meta é que os feminicídios registrados devem ter julgamento em, no máximo, 400 dias.

Programa “Tempo de Justiça Mulher” vai priorizar celeridade nos julgamentos de feminicídios no Ceará
38 processos de feminicídio já foram finalizados no âmbito do programa Tempo de Justiça
Tempo de Justiça: acusados de tentativas de feminicídio em Fortaleza são condenados à prisão

Projeto “Vamos Falar de Nós”
Orienta alunos da zona rural de Viçosa do Ceará sobre combate à violência doméstica

Projeto inédito “Vamos Falar de Nós” orienta alunos da zona rural de Viçosa do Ceará sobre combate à violência doméstica

Projeto “De mãos dadas”
Realizado pelo 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar da comarca de Fortaleza, o projeto oferece ações de juizado itinerante em diferentes bairros, proporcionando rodas de conversa, tira-dúvidas de processos e prestação de atendimentos.

Projeto de “De Mãos Dadas” do Judiciário leva atendimento psicológico e tira dúvidas dos moradores do bairro Siqueira
Parceria TJ-CE e UFC promove minicurso “Conhecendo a Lei Maria da Penha”

Projeto “Bem-me-Quero”
Realizado em parceria com Governo do estado e a Assembleia Legislativa do Ceará, visa oferecer capacitação profissional de mulheres apenadas, mulheres vítimas de violência e mulheres companheiras de apenados.

TJCE firma parceria com Alece e Movimento das Mulheres para fortalecer ações de combate à violência contra mulher no Estado
Parceria entre TJCE e AL promove segunda edição do projeto Bem-Me-Quero para capacitar público feminino

Programa “Justiça pela Mulher da Justiça”
Iniciativa com base na Res. 102/2021 do Conselho Nacional de Justiça, o projeto oferece estratégia de acolhimento voltada a magistradas, servidoras, estagiárias, trabalhadoras terceirizadas, comissionadas e demais colaboradoras do Judiciário cearense vítimas ou potenciais vítimas de violência doméstica e familiar.

Programa “Justiça pela Mulher da Justiça” é lançado durante roda de conversa sobre prevenção e combate à violência doméstica e familiar
Judiciário cearense institucionaliza política de combate à violência doméstica cometida contra magistradas, servidoras e colaboradoras

Fortalecimento do enfrentamento à violência contra a mulher
Vinculado ao Programa de Modernização do Poder Judiciário (PROMOJUD), tem como objetivo o desenvolvimento de novas tecnologias, tais como a plataforma PROTEÇÃO NA MEDIDA, software que facilita que facilita a aplicação eletrônica do Formulário Nacional de Avaliação de Risco (Res. 05/2020 CNJ/CNMP), além da extração de dados estatísticos e medidas de prevenção de risco.

TJCE e Governo do Estado lançam sistema integrado de informações sobre violência doméstica
Judiciário cearense inicia uso de painéis eletrônicos de monitoramento para combate à violência contra a mulher
Conselheiro do CNJ destaca importância do programa “Proteção na Medida” durante encontro com gestores do TJCE

Selo Justiça pela Paz em Casa – Empresa Parceira Instituído pela Res. 32/2018 do Órgão Especial do TJCe, objetiva incentivar organizações comprometidas com a erradicação da violência contra as mulheres por meio da outorga de selo de reconhecimento.

Tribunal de Justiça do Ceará entrega Selo “Empresa Parceira” a 18 instituições que auxiliam no combate à violência doméstica

NUCEVID – Núcleo de Combate à Violência Doméstica na Comarca de Maracanaú
Instituído pela Portaria 1557/2023 TJCE, objetiva otimizar e potencializar o atendimento especializado de todos os envolvidos no contexto de violência doméstica, sobretudo as vítimas de violência doméstica, sobretudo as vítimas.

Judiciário cearense promove acolhimento integral às vítimas de violência doméstica na Comarca de Maracanaú
Tribunal de Justiça do Ceará institui primeiro Núcleo de Combate à Violência Doméstica na Comarca de Maracanaú

Semanas da Justiça pela Paz em Casa
Mobilização nacional coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça, objetiva priorizar a tramitação e julgamento dos processos relacionados à violência contra as mulheres e ao crime de feminicídio.

Ocorre em três edições ao ano: março, agosto e novembro
Justiça cearense profere 1.300 decisões em processos de violência contra a mulher durante a 26ª Semana da Paz em Casa

Campanhas de Conscientização
Realizamos campanhas periódicas para conscientização da sociedade sobre a violência doméstica e familiar, incentivando a denúncia e o apoio às vítimas. As campanhas incluem palestras, eventos públicos, divulgação de material informativo em redes sociais e ambientes de grande circulação, tais como padarias e estádios de futebol. 

TJCE inicia campanha sobre violência doméstica em vários idiomas para alertar turistas
Justiça cearense traduz informações sobre violência doméstica para alertar turistas
Campanha Justiça pela Mulher amplia alcance com mensagens de combate à violência em padarias