Dicas Culturais

  • Podcast: Praia dos Ossos (2020)

    Conta a história real do assassinato de Ângela Diniz, ocorrido na Praia dos Ossos, localizada na cidade de Cabo Frio/RJ, em 30 de dezembro de 1976. Ângela foi vítima de seu próprio namorado, Doca Street, após um desentendimento às vésperas da virada do ano. No podcast, as pesquisadoras Branca Vianna e Flora Thomson-DeVeaux retomam o caso como uma oportunidade para revisitar a história do Brasil e perceber como o cenário mudou (ou não). É uma importante e necessária discussão para a compreensão dos mecanismos envolvidos entre o Direito, o machismo e o papel da mulher na sociedade brasileira. Eleito como um dos melhores podcasts de 2020 pelos principais veículos de comunicação do país, Praia dos Ossos consegue instigar a imaginação do ouvinte para remontar todas as peças de um complexo quebra-cabeça através do som. É possível acreditar que ainda aconteçam defesas embasadas na “legítima defesa da honra” para justificar a violência contra a mulher? O podcast Praia dos Ossos é uma produção original da Rádio Novelo, possui uma única temporada com 8 episódios de 60 minutos e está disponível no Spotify, Deezer, YouTube e outras plataformas de streaming.

    • Dica publicada em 05/08/2024
  • Livro: Corpo Desfeito

    Em seu romance de estreia, a escritora cearense Jarid Arraes ― vencedora dos prêmios APCA e Biblioteca Nacional ― traz uma história impactante e impossível de esquecer, focada nas consequências do abuso físico e psicológico de crianças. Com uma prosa ágil e habilmente construída, ela mergulha fundo em uma narrativa sobre como as marcas da infância são construídas e como é possível lidar com elas.

    Em uma cidade do interior do Ceará, uma família vive uma sequência de abusos: avó, mãe e neta estão presas em uma teia complexa e violenta de abuso e negligência. A dureza das expectativas criadas e não cumpridas, do ciúme doentio e do desejo de absoluto controle estão presentes neste primeiro romance de Jarid Arraes.

    Ao retratar o cotidiano de Amanda, jovem de doze anos que mora sozinha com a avó desde a morte da mãe e do avô, Arraes cria uma narrativa envolvente e brutal sobre os traumas vivenciados e passados adiante. Amanda vai enfrentar desafios cruéis e dolorosos pelas mãos daquela que devia ser seu porto seguro, mas é também lá que a menina descobrirá o poder do primeiro amor e a força necessária para superar qualquer obstáculo. Cerceando cada vez mais o dia a dia da jovem, a avó constrói um lar que muito se assemelha a uma prisão e, sob o pretexto de visões religiosas, suas atitudes levam a neta ao limite.

    • Dica publicada em 05/08/2024
  • Podcast: Mano a Mano (Episódio: Conceição Evaristo)

    Mano Brown, rapper brasileiro consagrado, entrevista Conceição Evaristo, uma das escritoras mais relevantes da literatura brasileira na contemporaneidade. Nesse episódio da terceira temporada, eles abordam temas sobre o movimento negro, autoras negras no contexto brasileiro e sobre o cotidiano que inspira a “Escrevivência”, um forte traço dos textos de Evaristo.  

    https://open.spotify.com/episode/4BnaMQUzUXvDo276bkHs3d?si=4kP54AewTu2MDfBMUbM1cQ

    • Dica publicada em 27/11/2023
  • Podcast: Bom dia, Obvious? (Episódio: #208/estou esgotada, logo existo?)

    Nesse episódio, Marcela Ceribelli, CEO da Agência Obvious, recebe Nana Lima, co-fundadora da Think Olga, uma ONG de inovação social que promove a equidade de gênero para falar sobre esgotamento feminino e suas diversas fontes: pressão estética, falta de apoio no cuidado, sobrecarga, desigualdades sociais e profissionais. 

    https://open.spotify.com/episode/3277wtWlIR8I4gl9RTo2jI?si=WKHqP4t1TgKknEr99tZ6Sw

    • Dica publicada em 27/11/2023
  • Podcast: O Assunto (Episódio: Economia do cuidado: o trabalho invisível)

    As mulheres estão cada vez mais cansadas e esgotadas. Raízes para esse estado de exaustão estão relacionadas a disparidades de gênero nas relações de trabalho, principalmente o trabalho invisível e não remunerado que as mulheres acabam realizando mais do que os homens. 

    Natuza Nery conversa com Vanessa Barbara, jornalista e escritora, e com Maíra Liguori, diretora da ONG Think Olga. Nesse episódio, elas abordam diversos aspectos e implicações sociais, políticas e emocionais da economia do cuidado e do trabalho invisível para as mulheres. 

    https://open.spotify.com/episode/1mQ26Px6KwzFLCdUJaRFXB?si=RsbxSo7VQ7eDFdKSue6fig

    • Dica publicada em 27/11/2023
  • Filme: Antonia – uma sinfonia (2019)

    Baseado na história real de Antonia Brico, o filme conta como ela se tornou a primeira mulher a conduzir uma Filarmônica em Nova York, nos anos 1930. Embora ninguém acreditasse que fosse possível para uma mulher ocupar um lugar tão importante e de destaque na música, principalmente por conta do contexto regido por homens, Antonia não descansou até que se tornasse maestrina.  

     Disponível na Netflix 

    • Dica publicada em 27/11/2023
  • Filme: Nyad (2023)

    O filme é inspirado na história verídica de Diana Nyad, interpretada por Annette Bening. Nyad é uma atleta que, aos 60 anos de idade, decide nadar de Cuba a Flórida. Aos 28 anos, ela havia tentado realizar a travessia de mais de 160 km em mar aberto, mas fracassara. Mais de 30 anos depois e contando com a ajuda e treinamento de sua amiga Bonnie Stoll (Jodie Foster), Nyad busca superar os desafios e realizar esse grande sonho.

    Disponível na Netflix

    • Dica publicada em 27/11/2023
  • Série: A maravilhosa Sra. Maisel (2017)

    A série conta a história de Midge, que tem a vida nos eixos com marido, filhos e um apartamento no Upper West Side, na exuberante Nova York de 1958. No entanto, sua vida dá uma reviravolta quando ela se vê confrontada com uma decisão que vai repercutir não somente na sua vida, mas também na vida dos que a rodeiam: ser comediante. Esse sonho pode até ser uma escolha inusitada e descabida para os outros, mas não é para ela.

    Disponível no Prime Video

    • Dica publicada em 27/11/2023
  • Série: As Leis de Lidia Poët (2023)

    Na Itália do século 19, uma jovem sonha em se tornar a primeira mulher advogada do país. Porém, com os padrões de gênero da época, a pressão de colegas, família e Tribunal para que Lidia abandone seu objetivo é grande. Baseada em uma história real, a série mostra como Lidia se empenhou para provar suas habilidades e conquistar seu espaço na profissão.

    Disponível na Netflix

    • Dica publicada em 26/09/2023
  • Série: A Vida e a História de Madam C.J. Walker (2020)

    A série retrata a história de Madam C.J. Walker, ativista social e primeira mulher milionária dos Estados Unidos a conquistar a própria fortuna por meio de uma linha de produtos capilares e cosméticos para mulheres negras.

    Disponível na Netflix

    • Dica publicada em 26/09/2023