William Douglas diz que juízes devem aprender noções de administração e marketing para melhor gerenciar suas varas – veja os slides da palestra

O juiz coordenador da Esmec, Emílio de Medeiros Viana, fez a apresentação do palestrante.
O juiz coordenador da Esmec, Emílio de Medeiros Viana, fez a apresentação do palestrante.
Com a presença de vários juízes, servidores da Justiça estadual e outros profissionais do Direito, realizou-se na noite desta quinta-feira (25/10), no auditório Des. José Maria de Queirós, da Esmec, a palestra com o juiz federal William Douglas Resinente dos Santos sobre “Produtividade no Poder Judiciário”.
O magistrado falou sobre os percalços de sua vida profissional, as múltiplas atividades que desenvolve, sua religiosidade e, sobretudo, como o juiz deve gerenciar a vara onde atua.
Após citar o aprendizado obtido em cursos que fez sobre administração e marketing, o palestrante disse que os juízes devem ter noções nessas áreas se quiserem aumentar a produtividade em suas varas.
“É absurdo entregar uma vara a um juiz sem que ele tenha noção de administração, sem saber gerenciar recursos humanos… Mas, infelizmente, é isso que fazemos. É claro que administrar é diferente de julgar, mas não se concebe colocar magistrados para comandar uma vara sem que eles tenham conhecimentos gerenciais”, sublinhou o palestrante, ressaltando que o sucesso de sua Vara, no Rio de Janeiro, deve-se à aplicação de conceitos e técnicas de administração e marketing.
Para William Douglas, se o juiz quiser aumentar a produtividade em sua vara ele deve dar especial atenção aos seus auxiliares. “Nós, juízes, não funcionamos sem os servidores. Sem estes profissionais, não há justiça. Infelizmente, há juízes que não dão a importância devida a seus colaboradores, mas os servidores não devem se sentir culpados. O problema está no magistrado”, explicou, sugerindo ações que os juízes devem por em prática em suas varas: motivar funcionários, dar a eles treinamento, adotar a meritocracia, delegar, ser um líder colaborativo e criar um time de vencedores.
Ele sugeriu que os juízes procurassem ler livros de administração e citou ensinamentos de gurus da ciência gerencial, como Deming e Peter Drucker, além de líderes políticos, como Martin Luther King (“Uma injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à Justiça em todos os lugares”).
William Douglas é titular da 4ª Vara Federal de Niterói (RJ), professor universitário, Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho, conferencista e autor de diversos livros (com mais de 500 mil exemplares vendidos) e artigos. Já proferiu palestras para mais de um milhão de pessoas.

VEJA AQUI OS SLIDES DA PALESTRA.