Desembargadora Nailde Pinheiro abre o IV Seminário sobre Mediação Judicial

Desembargadora Nailde Pinheiro abre o IV Seminário sobre Mediação Judicial
nailde 1
Juíza Natália Gondim e Desa. Nailde Pinheiro.

O IV Seminário Mediação Judicial e suas Perspectivas Rumo à Cultura de Paz foi aberto na manhã desta quinta-feira (24/04), no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), pela Supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec – TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

A promoção do evento é do Nupemec, em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum Clóvis Beviláqua (Cejusc/FCB) e a Esmec.

A abertura do Seminário constou de uma apresentação da Camerata da Unifor, regida pelo maestro Marcus Vinícius Cardoso, que entoou canções de Vivaldi (As quatro estações) e Beatles (Eleanor Rigby).

 

nailde 4A primeira palestra ficou a cargo da juíza Natália Almino Gondim (Coordenadora do Cejusc), que falou sobre as perspectivas da Mediação Judicial no Ceará com o Centro. Ela criticou a cultura de litigância presente na sociedade brasileira, que emperra a Justiça comum, posto que esta já vive assoberbada de processos e lida constantemente com uma grande carência de magistrados e servidores.

A palestra seguinte versou sobre  “Capacitação em Mediação Judicial pelo CNJ” e ficou a cargo dos instrutores do Nupemec Flávio José Moreira Gonçalves (Assessor Pedagógico da Esmec), Tereza Mônica Sarquis Bezerra de Menezes (Técnica Judiciária) e Maria Célia Lima Moreira (Pedagoga). Ainda pela manhã, haverá a apresentação da Oficina de Divórcio e Parentalidade, a cargo de Gleiciane Mary Teles Carvalho Van Dam, Psicóloga e Mediadora Judicial do Cejusc/FCB.

Para o período da tarde, estão previstas as palestras “Relatos de Experiência: Teoria e Prática na Mediação Familiar do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum Clóvis Beviláqua”, a cargo de Hélder César de Sousa Assunção (Supervisor do Cejusc) e Mônica Sant’Ana Mantini (Mediadora Voluntária do Cejusc); e “A Mediação e a Conciliação no âmbito da Justiça Federal”, com o juiz Federal Dartanhan Rocha (Coordenador da Central de Conciliação da Justiça Federa do Ceará).

 

nailde 3