EVENTOS CULTURAIS ESMEC – Seminário Literatura e Direito, lançamento de livro e mostra “Gláuber ouvindo Villa Lobos”
Magistrados, servidores, alunos da Especialização e demais interessados, mormente os que pretendem concorrer ao processo seletivo do curso de Mestrado em Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), estão convidados a participar do Seminário Literatura e Direito, a ser realizado na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), na próxima sexta-feira, dia 11 de outubro.
A inscrição deve ser feita através do e-mail da Escola (esmec@tjce.jus.br) e efetivada mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, a ser repassado para a comunidade do Dendê.
Para os alunos das atuais turmas dos cursos de Especialização da Esmec, o evento valerá como a disciplina Seminários Especiais, cuja carga horária é de 10 h/a.
.
PROGRAMAÇÃO:
9h – Abertura
9:30h – Antígona (Sófocles): o embate entre o Direito Natural e o Direito Positivo
Palestrante: Prof. Dr. Arnaldo Vasconcelos
12h – Almoço livre
14h – A Normalista (Adolfo Caminha): um documento da degradação ambiental de Fortaleza
Palestrante: Profa. Me. Bleine Queiroz Caúla
14:45h – A Morte de Ivan Ilitch (Tolstoi): o magistrado e a condição humana
Palestrante: Prof. Me. Flávio José Moreira Gonçalves
15:30h – Intervalo
16h – O Processo (Franz Kafka): burocracia e morosidade judicial
Palestrante: Prof. Me. Antonio Carlos Klein
16:45h – Sua Majestade, o Juiz (Jáder de Carvalho): ética e Judiciário
Palestrante: Prof. Cid Saboia de Carvalho
* * *
Professor Régis Frota lança livro “Direitos Fundamentais, Cinema e Literatura”
Será lançado nesta sexta-feira (11/10), às 11h30min, no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), o livro “Direitos Fundamentais, Cinema e Literatura”, organizado pelo professor doutor Francisco Régis Frota Araújo.
O lançamento desta obra se dará após a palestra do Prof. Dr. Arnaldo Vasconcelos sobre “Antígona (Sófocles): o embate entre o Direito Natural e o Direito Positivo”, que abrirá o Seminário Literatura e Direito.
Na oportunidade, estará à venda o livro, também coordenado por Régis Frota, intitulado “Ensaios de Literatura e Cinema”, editora ABC, ao preço de R$ 29,90. A obra continuará à disposição dos interessados, pelos próximos dias, na Secretaria da Esmec (falar com Socorro Guimarães).
Régis Frota é doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Santiago de Compostela (2003). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal do Ceará, onde atua como docente do Curso de Mestrado e Doutorado em Direito. Integra as Academias Metropolitana de Letras de Fortaleza(AMLEF) e a Academia Fortalezense de Letras(AFL), a Academia Sobralense de Estudos e Letras(ASEL) e Academia de Ciências Sociais do Ceará (ACSC).
* * *
Começa nesta sexta-feira a mostra “Gláuber ouvindo Villa Lobos”, de Audifax Rios
Doze grandes paineis pictóricos (de 1,20 m por 80 cm), da lavra do artista plástico cearense Audifax Rios, estarão expostos no pátio interno da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), a partir do dia 11 de outubro, de 9 às 18 horas, prosseguindo até o final do mês. Os paineis integram o acervo particular do curador da mostra, professor Francisco Régis Frota Araújo.
A exposição consta, ainda, de audição – simultânea às imagens de filmes glauberianos – das nove bachianas de Villa Lobos, e com original mostração das imagens cinematográficas de Glauber Rocha, projetadas em diversas telas de modo a desconstruir o universo glauberiano, sobretudo no tocante aos filmes Terra em Transe (1966) e Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964).
Através da obra de Audifax, pretende-se levar às novas gerações a grandeza e erudição das composições musicais do maestro Heitor Villa Lobos, consoante vistas e ouvidas pelo cineasta Gláuber Rocha, quem melhor e mais utilizou como trilha sonora de filmes as suítes Bachianas.
QUEM É AUDIFAX – Audifax Rios, cearense de Santana do Acaraú, onde iniciou seus estudos. Em 1962 radicou-se em Fortaleza. Trabalhou na extinta TV Ceará, em jornais e agências de propaganda. Artista plástico, fez duas dezenas de individuais (Brasílias, Recife, Vaticano, Nova Canudos, Fortaleza…) e participou de inúmeras coletivas e salões onde foi premiado (Novos, Abril, Unifor). Fez capas e ilustrações para mais de 150 obras, a maioria de autores cearenses. Escreveu Bar Peixe Frito (1978), Já fez a sua fezinha hoje? (1987), Gentes da Licânia (1989), Porto dos Viventes de Aroeiras (1993) e Iracemar (1996), além de participar de diversas antologias (Fonte: site O Povo).
MAIS INFORMAÇÕES:
Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec)
Edifício Desembargador Júlio Carlos de Miranda Bezerra
Rua Ramires Maranhão do Vale, 70, Água Fria – Fortaleza/CE- CEP: 60811-670
Fone/FAX: (85) 3492.9100 / 3492.9134
Site: www.tjce.jus.br/esmec – E-mail: esmec@tjce.jus.br