Roberto Bacellar, presidente da ENM, é o novo Desembargador do TJPR
O Diretor-Presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM), Roberto Portugal Bacellar, tomou posse na última quinta-feira (5), como Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). O Presidente substitui o Desembargador Waldemar da Costa Lima Neto.
Magistrado desde 1989, o novo Desembargador iniciou sua carreira nas Comarcas de Rio Branco do Sul, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul e Cerro Azul. No seu discurso de posse Bacellar lembrou o legado que recebeu de seu avô, Clotário Portugal, que foi presidente do Tribunal de Justiça do Paraná. “Deve-se ouvir com benevolência os que clamam Justiça! Não será favor. Estão no direito de pedir, embora nem sempre com o direito de obter. Diante do juiz, como diante da lei, não há pobres nem ricos, nem pequenos, nem grandes, nem plebeus, nem nobres: Só é forte quem tem por si o Direito”, finalizou.
Mais de 700 pessoas participaram da solenidade que ocorreu no auditório do Pleno do Palácio da Justiça. O Presidente da AMB, Nelson Calandra, e membros da Diretora prestigiaram a posse de Bacellar.
“Foi um momento muito importante, o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná fez um excelente discurso onde enalteceu as qualidades pessoais do Desembargador Bacellar e destacou também toda a vida associativa, profissional e sua vida como professor”, afirmou Calandra.
A solenidade foi conduzida pelo Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Desembargador Clayton Coutinho Camargo, e contou com a presença de representantes de Associações e Magistrados de vários estados. Clayton Camargo falou do orgulho de ter Bacellar como Desembargador. “É de todos conhecida sua luta pela maior capilaridade da Justiça e, consequentemente, a proximidade do Poder Judiciário com o jurisdicionado, tendo por pressupostos a democratização das relações jurídicas e a propagação de uma cultura conciliação, como método eficiente e alternativo de solução de conflitos”, disse o Presidente, acrescentando que Roberto Bacellar goza de seu mais profundo respeito e admiração”, afirmou.
Fonte: site ENM