Psiquiatra Augusto Cury abre IV Encontro da Magistratura Cearense


_______O IV Encontro da Magistratura Cearense (EMC) foi iniciado na noite desta quinta-feira (17/10) com a palestra do psiquiatra e escritor Augusto Cury, no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), com a presença de vários juízes, desembargadores e outras autoridades, além de familiares de magistrados e servidores do Judiciário. O evento contou com a participação do Coral do Tribunal de Justiça e uma performance teatral.
Os convidados foram recebidos pelo Diretor da Esmec, desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo. Estiveram prestigiando o Encontro as desembargadoras Sérgia Maria Mendonça Miranda (que representou a Associação dos Magistrados do Brasil – AMB) e Maria Nailde Pinheiro Nogueira (Supervisora do Nupemec), e os desembargadores Antônio Abelardo Benevides Moraes e Francisco Gomes de Moura. Presente também o conselheiro Manoel Beserra Veras, do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
O Presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), juiz Ricardo Barreto, agradeceu a parceria da Esmec, “que desde o primeiro momento apostou nesse projeto”, e chamou a atenção para a importância do tema do Encontro: “Magistrado: Vida, Profissão e Saúde – Repercussão nas decisões judiciais”.
Barreto disse que o magistrado precisa cuidar mais de sua saúde, problema que vem chamando a atenção do próprio Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Aqui no Ceará, nós apresentamos ao Tribunal de Justiça um projeto de Acompanhamento Psicossocial ao magistrado e tivemos pronta acolhida. Esse Encontro é uma das etapas desse projeto”, destacou.
A palestra de Augusto Cury versou sobre “O Código da Inteligência – a excelência emocional”. O escritor, bastante assediado pelos presentes, falou, dentre outros temas polêmicos, sobre o pensamento real e virtual e as armadilhas da mente humana, que muitos psiquiatras desconhecem.

Veja, em vídeo, o trecho da performance que tratou da estressante vida de um magistrado.

.

PALESTRAS DESTA SEXTA-FEIRA (18/10):

8h30min – Ana Beatriz Barbosa (RJ), psiquiatra e escritora, sobre “Ansiedade e medo no cotidiano”
10h30min – Marilda Novaes Lipp (SP), psicóloga, sobre “Stress e qualidade de vida no Poder Judiciário – qual é o limite?”
14h – Mantovanni Colares Cavalcante (CE), Juiz de Direito, sobre “A supremacia da imagem no ‘processo eletrônico’ e a ameaça à inteligência do texto escrito”
15h30min – Cláudio Baldino Maciel (RS), Desembargador Vice-presidente do TJRS, que falará sobre “O juiz nas suas relações interinstitucionais”
17h – Caco Barcellos, jornalista, sobre “Judiciário e imprensa”

AVISO AOS JUÍZES VITALICIANDOS: APROVEITAMENTO DE DISCIPLINA

Os juízes substitutos que estão participando do IV Curso de Formação – e que pretendem, com o Encontro, integralizar a disciplina Relações Interpessoais e Interinstitucionais (15 h/a) – deverão assinar lista de frequência na Esmec, nos dois dias do evento. Tal lista ficará com o Juiz Coordenador da Escola, para fins de controle de presença.
A aprovação do magistrado na disciplina dependerá, além do cumprimento de no mínimo 75% da carga horária total do evento (comprovação feita pela Esmec), da apresentação do certificado de participação (fornecido pela ACM) e do envio de um relatório, de no mínimo 10 laudas, ao e-mail da Escola (esmec@tjce.jus.br), até no máximo 30 dias após o término do Encontro, sobre um tema que será informado oportunamente.

VEJA, NAS FOTOS ABAIXO, ALGUNS MOMENTOS DA ABERTURA DO ENCONTRO.