Projeto Esmec & Arte começa com um estudo sobre Direito e Justiça na obra de Sófocles

Projeto Esmec & Arte começa com um estudo sobre Direito e Justiça na obra de Sófocles

O primeiro convidado do projeto Esmec & Arte (Literatura), professor Francisco Humberto Cunha Filho, Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, ministrou palestra na tarde desta sexta-feira (20/04), na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), sobre “Trilogia Tebana: encontros e desencontros entre Justiça e Direito”. O evento foi transmitido pela página da Esmec no Facebook e estará disponível no Canal da Escola, no Youtube.

Humberto Cunha explicou que a Trilogia Tebana se refere a três peças de Sófocles (Édipo Rei, Édipo em Colono e Antígona), dramaturgo da Grécia Clássica (nasceu em Atenas em 496 a.C., e morreu em 406 a.C.), considerado o precursor do teatro do Ocidente. Sófocles inovou a tragédia grega ao considerar a vontade humana como a grande motivadora de suas ações, e não as forças divinas ou míticas.

Prof. Dr. Humberto Cunha.

Lembrou que a Trilogia surgiu na época de Péricles, “um momento glorioso da organização sócio-política da humanidade, numa cidade que praticava a democracia direta”. Segundo Humberto, “o século de Péricles nos convida a ver o teatro como elemento paradigmático e inspirador, de importância capital”. Para ele, mesmo tendo surgido nessa época, a Trilogia “se reportou a várias outras épocas, os chamados tempos heroicos e míticos, mas também pode-se dizer que ela se reporta ao futuro, pois os temas tratados por Sófocles são atemporais e cheios de conflitos entre direitos e justiça”.

O Juiz Coordenador da Esmec, Ângelo Bianco Vettorazzi, afirmou que o projeto Esmec & Arte tem por objetivo tratar os temas do Direito através de manifestações artísticas, com ênfase na literatura, embora outras áreas também possam ser contempladas, como cinema, teatro, música etc. “Hoje, iniciamos com o professor Humberto Cunha esse projeto, que falará de um dos mais importantes nomes da tragédia grega, mais especificamente sobre três peças escritas por ele há mais de 2.500 anos”, frisou.

 Juiz Ângelo Vettorazzi e Humberto Cunha.

O magistrado também anunciou as próximas edições do Esmec & Arte: dia 11 de maio haverá a palestra “Ética na Obra de J. R. R. Tolkien (autor de O Senhor dos Anéis e O Hobbit)”, com o juiz José Flávio Bezerra Morais, que também lançará seu romance jurídico “A Sombra do Laço”; e dia 15 de junho será ministrada a palestra “Messianismo Político: Os Sertões, Romance da Pedra do Reino e Macbeth”, pelo juiz Antônio Carlos Klein Filho.

Paralelo à palestra, a Biblioteca da Esmec expôs livros com a temática Grécia Antiga, atividade organizada pela bibliotecária Socorro Martins, com a colaboração da profa. Mércia Cardoso.