Presidente do TJCE prestigia início do período letivo do MBA em Gestão Pública
O desembargador Francisco Gladyson Pontes, Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), prestigiou o início das aulas do MBA em Direito: Gestão Pública, em solenidade ocorrida na manhã desta quinta-feira (26/07), na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec). O curso é fruto de uma parceria entre o TJCE, a Esmec e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Integraram a mesa dos trabalhos, além do Chefe do Judiciário estadual, o Diretor da Esmec, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto; o Vice-diretor da Escola de Direito da FGV-RJ, Antonio Maristello Porto; o Analista de Projetos da FGV, Lucas Oliveira; e a professora Maria Elisa Bastos Macieira, que irá ministrar até sábado a primeira disciplina do MBA (Administração das Unidades Judiciais).
Participam da capacitação 27 magistrados (dentre eles o Vice-presidente do TJCE, desembargador Washington Luís Bezerra de Araújo; o Diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz José Ricardo Vidal do Patrocínio; e o Presidente da Associação Cearense de Magistrados, juiz Ricardo Alexandre da Silva Costa) e 13 servidores comissionados da área administrativa do TJCE.
O MBA tem carga horária de 432 h/a e as disciplinas são ministradas uma vez por mês, em três dias seguidos (quinta e sexta-feira, de 8h30min às 18h30min; e sábado, de 8h30min às 12h45min). Acesse aqui o calendário completo das aulas.
Concretização de um sonho
O desembargador Gladyson Pontes abriu a solenidade dizendo estar muito feliz pelo início do MBA. “É um momento de muita felicidade e gratidão, por estarmos realizando um sonho, uma ideia por nós concebida. Vemos nas organizações privadas as empresas buscando qualificar profissionalmente seus funcionários. Isso é muito bem assimilado por elas, pois se não investirem em gestão de pessoas a concorrência o fará. Na gestão pública isso tem valor muito mais significativo pois, apesar de não haver concorrência, existe a exigência cada vez maior de qualidade por parte do cidadão que busca o serviço público.”
O magistrado frisou a necessidade de qualificar mais ainda, e sempre, os integrantes do Judiciário estadual. “Sabemos do valor que tem o conhecimento científico, para que juízes e servidores possam aplicá-lo no exercício do seu mister”, afirmou, acrescentando ter a certeza de que no final do curso os participantes “sairão com uma visão mais ampliada para enfrentar os desafios que o Poder Judiciário demanda”.
O desembargador Heráclito Vieira fez questão de destacar o empenho da Presidência do TJCE para que o MBA da FGV viesse para a Escola: “Esse curso faz parte de um projeto da atual gestão do Tribunal, na figura do desembargador Gladyson Pontes, de aperfeiçoar magistrados e servidores para aturarem como gestores do Judiciário”. O magistrado explicou que o MBA “é um passo histórico” no projeto de modernização da Justiça cearense, e vem na esteira de outras importantes iniciativas do TJCE, tais como reforma administrativa, priorização do Primeiro Grau, avanços na informatização etc.
O professor Maristello Porto explicou os objetivos do curso, mas também falou da importante parceria firmada com o Tribunal do Ceará e a Esmec, para a capacitação de magistrados e servidores em gestão pública. “Na medida em que tivermos juízes mais capacitados, teremos decisões melhores e mais eficientes”, garantiu, referindo-se a melhorias que virão tanto em termos processuais como no gerenciamento de varas.