Pré-inscrições abertas para o curso “Justiça 4.0 na perspectiva do CNJ”
A Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) realizará, entre os dias 20 a 22 de setembro, o curso de formação continuada Justiça 4.0 na perspectiva do Conselho Nacional de Justiça – CNJ. O curso será ministrado na modalidade semipresencial pelo formador Ricardo Alexandre da Silva Costa, de acordo com o seguinte cronograma:
20/09/2023 (4h/a) | EaD (Acesso ao AVA) | Das 14h às 18h |
21/09/2023 (8h/a) | Presencial (Sede da Esmec) | Das 08h às 12h e das 14h às 18h |
22/09/2023 (8h/a) | Presencial (Sede da Esmec) | Das 08h às 12h e das 14h às 18h |
O curso tem 20 h/a e é credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), para fins de promoção na carreira e vitaliciamento.
Vale ressaltar que o curso é voltado, preferencialmente, para magistrados(as) e servidores(as) da capital. Em razão da alta procura pelo curso, será disponibilizada uma nova turma no Polo Crato, entre os dias 25 a 27 de outubro de forma semipresencial.
O objetivo é capacitar os cursistas para a identificação e utilização das novas ferramentas e tecnologias empregadas na concretização do Programa Justiça 4.0, fomentando o debate no que diz respeito ao processo de transformação digital em curso no Judiciário Nacional.
A pré-inscrição deve ser feita no período de 05 a 12 de setembro pelo formulário eletrônico e deverá ser concluída pelo Sistema Educa Enfam. Ao efetuar a inscrição, o educando será direcionado automaticamente para a lista de espera. Caso o número de inscritos supere o número de vagas, serão observados os critérios presentes no artigo 35 do Regimento Interno da Esmec.
As demais disposições sobre a participação dos discentes, sobretudo os prazos, devem ser observadas de acordo com a Portaria n.º 40/2022, sob pena de incidir nas sanções desta.
Conteúdo Programático
- Programa Justiça 4.0;
- Transformação digital e novas ferramentas tecnológicas aplicadas aos serviços do Poder Judiciário;
- A importância dos dados para a tomada de decisão com base em evidências científicas;
- Base Nacional de Dados do Poder Judiciário – DATAJUD;
- Plataforma Digital do Poder Judiciário;
- Balcão virtual;
- Juízo 100% digital;
- Núcleo de Justiça 4.0;
Sobre o formador
Ricardo Alexandre da Silva Costa: Graduação em Direito pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Especialização em Direito Processual Civil, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú/Esmec. Foi professor no curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA), Campus de Iguatu, lecionando as disciplinas Direito Constitucional, Direito Processual Civil e Direito Eleitoral. É formador na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), onde participou do V Curso de Formação Inicial para Juízes (turmas I e II) e ministrou disciplinas no curso de Especialização em Processo Civil. Atualmente é Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Ministrou curso de aperfeiçoamento para magistrados, na Esmec.
Serviço
Curso: Justiça 4.0 na perspectiva do Conselho Nacional de Justiça – CNJ
Formador: Ricardo Alexandre da Silva Costa
Realização: 20 a 22 de setembro de 2023
Modalidade: Semipresencial
Carga horária: 20h/a
Público-alvo: Magistrados(as) e servidores(as) do TJCE preferencialmente da capital.
Período de inscrição: 05 a 12 de setembro
Link de inscrição: https://spes.tjce.jus.br/index.php/594915?lang=pt-BR