Participação das mulheres na política é tema de seminário na Esmec
O Dia Internacional da Mulher, 08 de março, é marcado por debates que envolvem igualdade de gênero, representatividade e ocupação feminina de espaços em instituições. Tendo em vista o fomento do diálogo a respeito dessas temáticas, a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) realizou nos dias 05 e 06 de março, em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral do Ceará (EJE), o Seminário “Mulheres na Política: Construindo Candidaturas Eficientes”.
O evento, conduzido pelo Diretor da EJE, magistrado Roberto Viana Diniz de Freitas, reuniu interessadas em realizar candidatura, pesquisadoras, magistradas e servidoras do Poder Judiciário. Confira as fotos do evento no link.
Atuaram como palestrantes no evento a escritora e professora Débora Thomé, a juíza do 11º Juizado Especial Cível e Criminal de Curitiba Flávia Viana, a Secretária Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) Orleanes Cavalcanti e a professora e servidora do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Polianna dos Santos. Todas as apresentações foram transmitidas ao vivo na Página da Esmec no Facebook e estão disponíveis no Canal da Esmec no Youtube.
No primeiro dia, a palestrante Débora Thomé discutiu representatividade feminina na política nacional e local, gênero e desigualdade e deu um treinamento de como utilizar a mídia e as redes sociais a favor das candidaturas.
Débora Thomé
No mesmo dia, a magistrada Flávia Viana apresentou o projeto Mulheres na Política, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, e compartilhou suas próprias experiências com os presentes.
Flávia Viana
No dia 06 de março, a palestrante Polianna dos Santos apresentou, via vídeo-conferência, conteúdo sobre Democracia de Gênero.
Polianna dos Santos
Por último, a palestrante Orleanes Cavalcanti apresentou aspectos práticos sobre o funcionamento de candidaturas políticas. A palestrante discorreu sobre Organização do Estado, Processo Eleitoral, Filiação partidária, Pré-campanha e registro de candidatura, Financiamento e prestação de contas.
Orleanes Cavalcanti