Obra sobre Poder Judiciário em pesquisas transdisciplinares será lançada na Esmec
O grupo de pesquisas da Esmec publica a obra “Poder Judiciário em Pesquisas Transdisciplinares” pela Editora Ilustração, do Rio Grande do Sul (RS). O livro, em formatos impresso e digital (e-book), estará disponível para ser baixado gratuitamente no site da própria Editora Ilustração, além de ser disponibilizado no site da Escola da Magistratura. O evento de lançamento da obra também será agendado em breve.
Organizada por Flávio José Moreira Gonçalves e Mariana Dionísio de Andrade, a obra de 297 páginas reúne os resultados de trabalhos de pesquisas desenvolvidas e apresentadas no Congresso Interinstitucional de Pesquisas, evento realizado conjuntamente pelo Grupo de Pesquisa Dimensões do Conhecimento do Poder Judiciário, da Esmec e pelo Grupo Transdisciplinar de Estudos e Pesquisas Interinstitucionais (GTeia), da Universidade Federal do Ceará (UFC), congregando o II Encontro de Pesquisa Científica, da Esmec e o II Seminário Internacional de Pesquisas Transdisciplinares, do GTeia.
O Professor Doutor Edvaldo Moita, da Universidade Federal Fluminense (UFF), destacou, no Prefácio da obra que celebra os centenários de Paulo Freire e Edgar Morin, comemorados em 2021, que os nomes dos intelectuais homenageados “encontrariam unanimidade em qualquer lugar do mundo. Aquele, por sua pedagogia crítica. Este, pelo seu pensamento complexo. A profusão e o alcance das obras dos homenageados me descuram da necessidade de tecer quaisquer comentários sobre. Em tempos de escassez de leitores, é digna de celebração a homenagem feita pelo evento, materialmente registrada no livro”.
No Posfácio do livro, o Prof. Dr. Igor Paim, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), enfatizou tratar-se de “obra cuja essência é a transdisciplinaridade” e que esta “nunca estará completa per se, pois não apenas o conhecimento é infinito, como também é infinita a capacidade humana de interpretação desse. Ao mesmo tempo, sabemos o quanto é desafiador pensar de forma transdisciplinar e articular em uma mesma obra, de forma harmônica e concatenada, a multidimensionalidade de temas jurídicos frente a complexidade e pluralidade dos movimentos e enfrentamentos hodiernos”.
Subscrevem capítulos e demais seções da obra coletânea 41 (quarenta e um) co-autores/as, entre magistrados/as, servidores/as do Poder Judiciário, professores/as universitários/as e pesquisadores/as de outras instituições, dentre eles dentre elas o texto da conferência magna, proferida pelo Prof. Dr. César Barros Leal, do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos (IBDH), palestra da Profa, Lydia Guevara Ramírez, da Universidade de Havana (Cuba) e artigos das professoras Maria Walkíria de Faro Coelho Guedes Cabral, da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ e Rose Dayanne Santos, da Universidade Federal da Paraíba/UFPB.
Para baixar gratuitamente a versão eletrônica da obra (e-book), da qual constam inclusive os links de acesso a programação completa com as gravações em vídeo do Congresso, clique aqui.