Nupemec inicia quinta turma do Curso de Mediação Judicial na Esmec
Na manhã desta segunda-feira (12/08), tiveram início as aulas para a quinta turma do Curso de Mediação Judicial do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a presença da desembargadora Maria Nailde Pinheiro, supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec), do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Desta vez, vinte e cinco servidores e voluntários do Judiciário serão treinados para atuarem como mediadores (veja lista).
As aulas estão sendo ministradas por Tereza Mônica Sarquis, servidora do 25º JECC; Maria Célia Moreira, voluntária com formação em pedagogia; e Flávio José Moreira Gonçalves, Assessor Pedagógico da Esmec.
* * *
Curso para serventias extrajudiciais
O Nupemec irá ministrar um Curso de Mediação e Conciliação destinado a capacitação de titulares e prepostos, para atuarem como mediadores e conciliadores, no âmbito das serventias extrajudiciais. O Edital foi publicado na edição de 09/08 do Diário da Justiça. Estão sendo ofertadas 60 vagas e a carga horária é de 40 horas-aula teóricas (30 h/a à distância e 10h/a presenciais) e 10 sessões de conciliação e mediação de estágio supervisionado.
As aulas teóricas serão a distância (etapa I) e presenciais (etapa II). Estas serão ministradas na Esmec, nos seguintes períodos: Turma I – dias 16, 17 e 18 de setembro; Turma II – dias 23, 24 e 25 de setembro.
As inscrições serão efetuadas exclusivamente pelos titulares das serventias extrajudiciais por meio da página do TJCE (http://www7.tjce.jus.br/spes/index.php/survey/index/sid/325312/#inicio), sendo ainda estes responsáveis pela inscrição dos prepostos das respectivas serventias, tendo em vista que só podem atuar como conciliador e mediador o titular da delegação ou seu preposto, conforme perfaz o art. 4º, do Provimento n° 12/2013 da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Ceará.