Nova Direção da Esmec toma posse para biênio 2025-2027
Nessa quarta-feira, 05/02, a Desembargadora Joriza Magalhaes Pinheiro tomou posse no cargo de Direção da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) para o biênio 2025-2027. A cerimônia ocorreu no auditório da instituição e contou com a presença do desembargador Heráclito Vieira de Souza Neto, chefe do Poder Judiciário cearense.

Na ocasião, o desembargador Francisco Luciano Lima Rodrigues mencionou as ações e números alcançados pela Escola desde que assumiu a direção, em fevereiro de 2021, ressaltando a colaboração dos juízes Alexandre Santos Bezerra Sá e Francisco Anastácio Cavalcante Neto, que atuaram na função de coordenador-geral de 2021 a 2023 e de 2023 até janeiro de 2025, respectivamente. Além disso, salientou o importante papel da Escola na formação de magistrados e servidores.
“A Esmec, desde a sua fundação tem desempenhado um papel essencial na qualificação da magistratura, na promoção do conhecimento jurídico e na consolidação de uma justiça mais acessível, inclusiva e eficiente. Nossa missão nunca foi apenas oferecer capacitação técnica, mas também desenvolver uma visão humanística e social, para que os magistrados compreendam a realidade do Brasil e seus desafios estruturais”, ressaltou.

A desembargadora Joriza Magalhaes Pinheiro parabenizou e agradeceu a contribuição do Des. Luciano Lima Rodrigues na reestruturação, modernização e engrandecimento da Escola judicial nos últimos quatro anos. “Começo hoje um novo capítulo desafiador e único, o de dirigir a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará. São muitos os desafios que se apresentam. O primeiro deles será o de suceder ao grande colega Luciano Lima Rodrigues”, pontuou.
“Tenho comigo a ânsia de uma vida viva, aquela que, no dizer de Dostoiévski, ‘não é mental nem inventada, mas que se lança aos olhos de cada um de nós a cada instante’. A vida viva é a que Caligari chama de ‘vida interessante’, quando se busca viver com toda a intensidade que os momentos merecem. Quero ascender essa ideia de vida viva a esse espaço tão caro a todas e todos nós, que é a escola superior da magistratura. E não é possível vida viva sem presença, sem gente presente, sem mente presente, sem conto. A Esmec é um dos espaços mais privilegiados por ser um ambiente onde as diferenças que nos distinguem dão lugar ao que nos une. A escola representa o encontro, a convergência, a construção coletiva”, destacou.
A diretora terá o auxílio da juíza Ana Paula Feitosa Oliveira, empossada como coordenadora-geral. “Seremos, portanto, de forma simbólica e inédita, duas mulheres na gestão da Esmec”, afirmou a Desembargadora ao relembrar a atuação feminina desde a fundação da Escola.
Ao final, o presidente do TJCE falou brevemente da satisfação com a qual conduzia o momento solene, agradecendo ao Des. Luciano Lima pela gestão e felicitando a nova diretora, desa. Joriza Magalhães Pinheiro. “Fecha um ciclo, mas se inicia outro, com a desa. Joriza e a juíza Ana Paula capitaneando a equipe, que eu sei que também será [um ciclo] profícuo, cheio de realizações e que trará aperfeiçoamento, uma visão de mundo ampla para aqueles que comparecerem aqui a esta Casa, neste ambiente plural, aberto ao diálogo, com ideias e pensamentos diferentes”, conclui.
CONHEÇA A NOVA DIRETORA

Joriza Magalhães Pinheiro é magistrada desde 1994 e se tornou desembargadora do TJCE em 2022, sendo atualmente integrante da 3ª Câmara de Direito Público. Ao longo da carreira, passou por Comarcas como Novo Oriente, Icó, Aracati e Sobral. Entre 2006 e 2011, fez parte da 6ª Turma Recursal. Além disso, foi membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) na categoria juíza de Direito por dois biênios. Atuou ainda como juíza auxiliar tanto na Presidência quanto na Vice-Presidência do TJCE e, no último biênio, exerceu a função de Ouvidora Geral do Poder Judiciário do estadual.
Também é vice-presidente de Direitos Humanos da Associação dos Magistrados Brasileiros. Formadora da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará. É Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Aperfeiçoamento de Magistrados. MBA em Direito e Gestão. E doutoranda em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza.