Michael Sandel, professor de Harvard, dará palestra em Fortaleza dia 4 de agosto

Sandel em uma de suas concorridas aulas para estudantes de Harvard.
Sandel em uma de suas concorridas aulas para estudantes de Harvard.
Michael Sandel, autor do bestseller “Justiça: O que é Fazer a Coisa Certa”, fará palestra em Fortaleza dia 4 de agosto (manhã de sábado), na Fábrica de Negócios (Av. Monsenhor Tabosa, 740 – Praia de Iracema). Haverá tradução simultânea.
Segundo o coordenador do evento, Oscar Motomura, diretor geral do Grupo Amana-Key (que está trazendo o professor ao Brasil), serão debatidos os seguintes assuntos:

* Um furacão varre uma cidade. O preço dos produtos e serviços vai às nuvens. Existe o conceito de “preço justo” ou é a lei da oferta e da procura que fixa os preços? O governo deve ou não interferir contra o abuso de preços?
* Refletir sobre justiça nos leva inevitavelmente a reflexões sobre a melhor maneira de se viver? Ou o que é mais importante é a prosperidade e a liberdade das pessoas?
* Uma sociedade justa procura promover a virtude de seus cidadãos? Ou a lei deveria ser neutra no que se refere a concepções de virtude, deixando os cidadãos livres para escolher a melhor forma de viver?
* Algumas teorias de justiça partem da virtude e outras começam da liberdade. Pode a contraposição dessas teorias levar a conclusões equivocadas?
* Até que ponto questões como essas estão presentes em nosso dia a dia e estão afetando nossas decisões? Até que ponto o refinamento do “senso de julgamento” de líderes de governo, empresas e da sociedade civil depende de reflexões profundas sobre o conceito de justiça aplicado em nossa vida cotidiana?

PROGRAMAÇÃO
* 08h30 – Abertura do evento (Introdução por Oscar Motomura)
* 09h00 – Palestra de Michael Sandel
* 10h00 – Intervalo
* 10h30 – Diálogo Sandel/Motomura
* 11h30 – Fecho com Oscar Motomura
* 12h00 – Final do evento

Valor da inscrição
* R$ 950,00 por pessoa para inscrições realizadas até 30 de junho.
* R$ 1.050,00 (a partir de 1º de julho)

BIOGRAFIA

Michael J. Sandel é professor da Universidade de Harvard, onde leciona filosofia política desde 1980.
O seu desempenho em ” Justiça”, o curso mais popular de Sandel em Harvard, frequentado anualmente por milhares de estudantes no histórico Anfiteatro da foto acima, levou o jornal Washington Post a nomear Michael Sandel como “provavelmente o mais proeminente professor universitário dos Estados Unidos”. Transformado em uma série de vídeos acessíveis pela internet, o curso é uma jornada sobre a reflexão moral aplicada a temas como justiça, igualdade, democracia e cidadania. A série com doze episódios nos desafia com complexos dilemas morais e nos convida a ponderar sobre qual é a coisa certa a fazer, tanto na política quanto em nossa vida cotidiana.
A obra acadêmica de Sandel foi traduzida para mais de uma dezena de idiomas em diversos países e os artigos de sua autoria têm aparecido em publicações de interesse geral de grande renome como The Atlantic Monthly e The New York Times. Seu trabalho também tem sido apresentado em séries de televisão pelas emissoras PBS nos EUA, BBC no Reino Unido e NHK no Japão.
Seu livro mais popular é “Justiça: O que é Fazer a Coisa Certa”. Em seu livro mais recente, “O que o Dinheiro não Compra” (ainda não publicado em português), Sandel explora os dilemas morais de uma sociedade capitalista e as escolhas que as pessoas enfrentam diariamente. Outras obras de fôlego incluem “Liberalismo e os Limites da Justiça”, “Os Descontentes com a Democracia”, “Filosofia Pública: Ensaios sobre a Moralidade na Política” e “O Caso contra a Perfeição: Ética na Era da Engenharia Genética”.
Em Harvard, os cursos de Sandel também incluem “Ética, Biotecnologia e o Futuro da Natureza Humana”, “Ética, Economia e Direito” e “Globalização e seus Críticos”. Seu curso de graduação “Justiça” é o primeiro programa de Harvard oferecido gratuitamente pela internet (www.JusticeHarvard.org) e pela televisão pública.
Sandel foi reconhecido pela Associação Americana de Ciência Política em 2008 por sua carreira de excelência no ensino. Ele foi professor visitante na Sorbonne (Paris), participou das Conferências Tanner sobre Valores Humanos na Universidade de Oxford e em 2009 gravou as Conferências Reith da BBC, exibidas no Reino Unido e em todo o mundo pelo serviço mundial da BBC. Em 2010, a China Newsweek apontou Sandel como a “personalidade estrangeira mais influente do ano na China”.
Nos Estados Unidos, Sandel participou do Conselho Presidencial sobre Bioética e é membro da Academia Americana de Artes e Ciências e do Conselho de Relações Exteriores.

Fonte: site da Amana-Key