Juizados Especiais é tema de monografia

Com o tema ?Juizados Especiais Federais Cíveis em Fortaleza na Promoção do Acesso à Justiça e na Efetividade da Prestação Jurisdicional?, foi apresentado, no último dia 6, a primeira monografia da Escola Superior da Magistratura do Estado (ESMEC). A autora do tema é a concludente do curso de Administração Judiciária, Keyla Débora P. dos Santos.

O trabalho teve como foco central os juizados virtuais como uma justiça mais ecológica, mais célere e mais econômica. Num primeiro momento foi abordado todas as dificuldades e barreiras do acesso à justiça; depois foi falado da proposta de Mauro Capelleti sobre as três ondas reformistas; a estrutura e funcionamento dos juizados aqui em Fortaleza e todos os seus aspectos positivos e negativos; concluindo com o perfil ideal do juiz dos juizados especiais. ?Eu quis mostrar a eficiência dos juizados virtuais, a eficiência desse procedimento simplificado da lei. E eu espero que todo esse procedimento seja implantado, que o juizado virtual se faça presente e seja a justiça do futuro?, disse a servidora da justiça federal, Keyla Débora.

Estiveram presentes na abertura da defesa o diretor da Escola, Des. Byron Frota, e o coordenador, juiz Haroldo Máximo. A banca examinadora foi composta pelos professores Flávio Gonçalves, Carvalho Neto e Osterne Feitosa, que muito elogiaram a defesa da concludente.