Juiz Carlos Henrique Garcia participará da seleção para o curso de Formação de Formadores na França

O juiz formador Carlos Henrique Garcia de Oliveira, do 2º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC), de Maraponga, foi selecionado pela Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) para participar do processo que definirá os magistrados que participarão do curso de Formação de Formadores, nas cidades de Paris e Bordeaux (França), promovido pela Escola Nacional da Magistratura da França (ENM). O treinamento acontece de 12 a 23 de maio de 2014.

A seleção será realizada pela Embaixada da França entre os juízes estaduais que atuem na formação de magistrados junto às escolas judiciais. Os candidatos deverão fornecer certificados de proficiência em língua francesa e serão entrevistados para verificação de compreensão do idioma. O nome do escolhido será remetido para a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), que está coordenando o curso.

O curso tem por objetivo capacitar formadores para desenhar conteúdos pedagógicos, executar programas e suportes de formação, supervisionar estágio, avaliar resultados, elaborar relatórios e assegurar o aproveitamento dos alunos nos cursos.

Serão abordados temas como a metodologia da formação de adultos, as especifidades da formação judiciária, a definição dos objetivos da formação, a concepção e o desenvolvimento de um programa pedagógico, características da formação inicial e pedagógica, definição e concepção de suportes pedagógicos, elaboração e acompanhamentos dos estágios práticos, formação continuada e desconcentrada.

Carlos Henrique possui curso avançado em Francês pela Aliança Francesa e Curso de Formação Continuada em Direito Comparada Franco-Brasileiro, pela Universidade de Havre.