Fortaleza recebe Congresso de Comunicação da Justiça
Comunicação, justiça, transparência, acessibilidade, ética no serviço público são pontos na pauta do VIII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom/2012), que acontece em Fortaleza, de 27 a 29 de junho, no Centro Cultural do Parlamento Cearense, no Anexo II da Assembleia Legislativa do Ceará.
Com o tema geral “Justiça em Comunicação”, o evento é promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), com o objetivo de estimular o desenvolvimento de uma política de comunicação que esclareça o cidadão e contribua para a democratização das instituições e o acesso à Justiça.
Durante o evento, será feita a entrega do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, instituído para reconhecer os melhores produtos e iniciativas das Assessorias de Comunicação nos órgãos do Judiciário, Ministério Público, Defensorias, Tribunais de Conta e entidades de classe do setor.
A programação do Congresso começa às 8h do dia 27, com o credenciamento dos participantes. Após a solenidade de abertura, às 9hj, será proferida a conferência “Justiça, Comunicação e a Fórmula da Inovação”, por Luciano Pires, executivo de marketing de uma empresa multinacional por 26 anos, e autor de livros como “O Meu Everest”, “Brasileiros Pocotó” e “Nóis…qui invertemo as coisa”. Seu sexto livro, “Diário de um líder”, já na editora.
Além de Luciano, o Congresso contará, em suas palestras e debates, com a participação de profissionais renomados em suas áreas de atuação. Dentre eles estarão a jornalista e professora emérita da Universidade Federal do Ceará, Adísia Sá; o presidente da OAB Nacional, Ophir Cavalcante; o procurador da República Cláudio Chequer; o editor do site Consultor Jurídico, Márcio Chaer; o jornalsta Flávio Paiva, do jornal Diário do Nordeste; o secretário de Finanças de Fortaleza, Alexandre Cialdini; o advogado Djalma Pinto; o coordenador de Comunicação Social do Senado Federal, jornalista Fernando Cesar Mesquita; e o juiz de Direito Marcelo Roseno, ex-presidente da Associação dos Magistrados do Ceará.
O jornalista Moacir Maia, presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça – FNCJ, afirma que “a realização do CONBRASCOM tem estimulado, ano a ano, o desenvolvimento de uma política de comunicação voltada, não só para esclarecer o cidadão mas, sobretudo, para a contribuição efetiva da democratização da informação no âmbito das instituições, além do acesso à Justiça”.
O FNCJ é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em março de 2002, cujo objetivo é ampliar o debate sobre a comunicação na Justiça, envolvendo juízes, procuradores, promotores, jornalistas, publicitários, organizações governamentais e não-governamentais, bem como a sociedade civil, de forma a construir organizações onde a comunicação esteja a serviço do cidadão.
Confira a programação completa do Congresso em: http://www.conbrascom.org/
Mais informações: Moacir Maia – Presidente do FNCJ – Fórum Nacional de Comunicação e Justiça – (fone: 85 9984 6440)