Esmec triplica carga horária e número de cursos de aperfeiçoamento em 2018
A Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) triplicou o número de cursos de aperfeiçoamento ofertados a magistrados e servidores da Justiça estadual no primeiro semestre de 2018, em relação a igual período de 2017. Enquanto este ano foram ofertados 25 cursos (entre presenciais e a distância), no ano passado foram apenas 8.
Já na carga horária desses cursos de formação continuada houve um crescimento de 352,3%, saindo de 168 horas-aula no primeiro semestre de 2017 para 592 h/a de capacitação em igual período de 2018.
Um fato importante a se ressaltar diz respeito ao exponencial aumento de cursos credenciados junto à Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Enquanto no semestre inicial de 2017 foram 5 credenciados e 3 não, em 2018 dos 25 cursos ofertados somente um (Formação de Facilitadores da Oficina da Parentalidade e Divórcio) deixou de ser credenciado por que sua carga horária foi de apenas 12 h/a e a Enfam só credencia acima de 20 h/a.
Outros dois dados importantes em relação às capacitações: a oferta de cursos nos Polos de Aprendizagem no semestre passou de 2 (em 2017) para 8 (em 2018); e na Educação a Distância (EaD), saiu de um para 4, em igual período de comparação.
Já em relação aos cursos de pós-graduação lato sensu, neste primeiro semestre de 2018 a Esmec deu início à sua turma de Especialização em Processo Civil (com 50 alunos) e realizou o processo seletivo para o curso de MBA em Direito: Gestão Pública, que ofertou 40 vagas para magistrados e servidores comissionados da área administrativa do Judiciário estadual. As aulas do MBA estão previstas para terem início no dia 26 deste mês.
O Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP), que a Esmec realiza em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), teve o prazo de defesa de dissertações (encerrado em abril último) prorrogado até agosto deste ano, para os alunos que não conseguiram concluir seu trabalho a tempo. Quarenta alunos participam desta pós-graduação stricto sensu, que tem o conceito 5 da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do MEC).
Outros dados do semestre: foram entregues 172 certificados de conclusão de curso de aperfeiçoamento para magistrados e 416 para servidores e outros públicos; e encaminhados 74 certificados de participação em palestras para magistrados e 447 para os demais públicos.
Clique no quadro abaixo para ampliar.