Esmec abre inscrições para o curso “Direito, inovação e tecnologia: Uma abordagem da inteligência artificial aplicada ao Direito”
A Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) promove, no período de 28 de abril a 12 de maio, o curso de formação continuada Direito, inovação e tecnologia: Uma abordagem da inteligência artificial aplicada ao Direito, com as formadoras Leilani Dian Mendes e Beatriz de Castro Rosa. A formação acontecerá na modalidade Educação a Distância, com atividades assíncronas em Ambiente Virtual de Aprendizagem e síncronas nos dias 28 de abril (das 15h30 às 17h30), 02, 04, 09 e 11 de maio (das 15h30 às 18h).
O curso tem 20 h/a, é voltado aos magistrados(as) e servidores(as) do TJCE. O objetivo é que, ao final do curso, os cursistas sejam capazes de compreender o movimento de Inovação e Tecnologia aplicada ao mundo jurídico vislumbrando novas oportunidades de atividades e atuação.
Vale destacar que o curso é credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), para fins de promoção e vitaliciamento.
As inscrições podem ser realizadas no período de 10 a 14 de abril, pelo formulário eletrônico e concluídas pelo Sistema Educa Enfam. Ao efetuar a inscrição, o educando será direcionado automaticamente para a lista de espera. Caso o número de inscritos supere o número de vagas, serão observados os critérios presentes no artigo 35 do Regimento Interno da Esmec.
Conteúdo programático:
- Entendendo o movimento de Direito, Inovação e Tecnologia;
- Novas competências e habilidades;
- Novas profissões;
- Ampla oferta de produtos e serviços jurídicos;
- Algoritmos: construindo o contexto;
- Informações fixas e variáveis;
- Tipos de dados;
- Atividade de Programação;
- Inteligência artificial e suas categorizações expert systems, machine learning (aprendizado supervisionado, aprendizado não supervisionado, aprendizado por reforço);
- Desafios da inteligência artificial (discriminação algorítmica e vieses);
- Estudo de casos de Inteligência Artificial aplicada ao Direito.
Sobre as formadoras
Leilani Dian Mendes: Mestre em Direito dos Negócios da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. Graduação em Direito pela Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus. Trabalhou como engenheira jurídica na Looplex S.A., sendo responsável pela programação de documentos jurídicos, bem como, idealizou o projeto educacional Looplex Academy, sendo a coordenadora responsável por estruturar e executar todos os cursos de programação aplicada ao Direito. Atualmente é cofundadora da Lexbee Brasil, empresa que auxilia profissionais do Direito a passarem pelo processo de transformação digital, professora, pesquisadora e consultora nas temáticas de Direito e Tecnologia. No programa de pós lato sensu FGVLAW da FGV Direito SP ministra disciplinas de intersecção entre Direito e Tecnologia como Compliance de Dados e Privacidade, Compliance Digital, Introdução à Lógica de Programação para Profissionais do Direito, Laboratório de Inovação Jurídica e Pensamento Computacional. É professora convidada para ministrar disciplinas de programação aplicada ao Direito na UNIFOR para o programa de Pós-graduação lato sensu desde 2019.
Beatriz de Castro Rosa: Pós doutoranda na Escola de Direito da FGV/São Paulo. Doutora e Mestre em Direito Constitucional (Unifor). Curso de Formação e Aperfeiçoamento em Mediation anda Conflict Resolution pela Columbia Law School (NY-EUA). Vice-presidente do IBDCONT/CE (Instituto Brasileiro de Direito Contratual). Membro do GT de Inovação do Ensino Superior do SEMESP. Gestora Educacional atuando desde 2007 e Pesquisadora. Atualmente, responde pela Diretoria Pedagógica da Escola Superior da Magistratura (ESMEC) e Líder Técnico do Projeto Desenvolvimento de Pessoas do TJCE. Professora Universitária dos Cursos de Graduação em Direito da Unifor e Unichristus e Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Unichristus. Coordenou o Curso de Direito da Faculdade de Fortaleza – FAFOR entre 2007 e 2009, atuou como Assessora Pedagógica do Curso de Direito da UNIFOR em 2010 e Assessora da Divisão de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNIFOR entre 2010 e 2012. Exerceu o cargo de Assessora Pedagógica da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação da UNIFOR de 2012 a 2015 e atuou como Coordenadora Geral da Escola de Direito da Pós-Graduação UNIFOR entre 2015 e 2016. Gestora da Pós-Graduação Lato Sensu e Educação Continuada da UNIFOR (2016-2021). Áreas de interesse e pesquisa: Educação Jurídica (Métodos participativos, Habilidades Profissionais para o Século XXI, Futuro das Profissões Jurídicas, Inovação e Novas Tecnologias), Direito Civil e Responsabilidade Civil.
Serviço
Curso: Direito, inovação e tecnologia: Uma abordagem da inteligência artificial aplicada ao Direito
Modalidade: Educação a Distância (EaD)
Realização: 28 de abril a 12 de maio
Aulas síncronas: 28/04 (das 15h30 às 17h30), 02, 04, 09 e 11/05 (das 15h30 às 18h)
Período de inscrição: 10 a 14 de abril
Formadoras: Leilani Dian Mendes e Beatriz de Castro Rosa
Carga horária: 20h/a
Público-alvo: Magistrados(as) e servidores(as) do judiciário cearense
Credenciado pela Enfam para fins de vitaliciamento e promoção na carreira.
Link de inscrição: https://spes.tjce.jus.br/index.php/755585?lang=pt-BR