Esmec participa do curso “Formação em Avaliação e Gestão de Programas Educacionais” promovido pela EGP

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Os gestores e técnicos da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP-CE), que atuam na área de avaliação e gestão de programas educacionais, participaram, de 28 a 30 de maio, de treinamento interno. Também foram convidados, para o curso, servidores das instituições que compõem a Rede Estadual de Escolas de Governo. A Esmec esteve representada por seu Assessor Pedagógico.
A “Formação em Avaliação e Gestão de Programas Educacionais” tem como objetivo apresentar, dialogar e aplicar, em sala de aula, metodologia geral para avaliação e gestão de programas educacionais.
Durante as 16 horas/aulas, foram abordados os temas: Visão Conceitual; Programas de Treinamento e Capacitação nas Organizações; Sistema de Avaliação de Programas Educacionais; e Gestão de Programas Educacionais – qual o melhor modelo?
As aulas foram ministradas por Marcos Lima, professor de Gestão Estratégica e de Pessoas em vários MBAs, Mestrados Profissionais, cursos de pós-graduação, extensão e treinamentos profissionais. Lima também é Consultor Sênior e Líder de Desenvolvimento do Instituto de Avaliação & Gestão, além de possuir mestrado acadêmico em Administração de Empresas e doutorado em Educação e Avaliação.

EGP VAI INTEGRAR COMITÊ GESTOR DA REDE NACIONAL DE ESCOLAS DE GOVERNO

Nos dias 24 e 25 de maio, a diretora da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP-CE), Leva Neiva e a coordenadora Pedagógica, Flora Teles, participaram do IX Encontro Nacional de Escolas de Governo realizado em Brasília e promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O evento contou com a participação de mais de 100 instituições dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de diversas escolas dos ministérios públicos. De acordo com levantamento realizado pela Enap, estiveram representadas cerca de 50 escolas estaduais, 40 federais e 20 representando municípios brasileiros.
O objetivo do encontro foi incentivar trabalhos em parceria, além do compartilhamento de experiências e de práticas inovadoras entre instituições voltadas à capacitação de servidores públicos. Também foram definidos os parâmetros para estruturação e funcionamento da Rede, como a criação dos grupos de trabalho temáticos e do Comitê Gestor da Rede de Nacional de Escolas de Governo, composto de 2 Escolas da esfera federal, 2 da esfera estadual e 2 da esfera municipal. O Ceará foi eleito para ocupar dois assentos no Comitê Gestor, sendo a EGP-CE na esfera estadual, e o Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos (Imparh) na esfera municipal.
Ainda no encontro, experiências e potencialidades do trabalho em rede foram apresentadas a partir dos relatos sobre a Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará e a articulação do sistema de capacitação do SUS. Os participantes encerraram o Encontro com importantes deliberações para melhorar o funcionamento e estruturação da rede. Três grupos de trabalho também foram criados. Dois terão funções fixas: um para organizar redes estaduais e regionais de escolas de governo; outro com a tarefa de desenvolver atividades de aprimoramento do uso do Sistema Mapa. O terceiro grupo de trabalho definirá animadores temáticos com intuito de manter ativa a participação das Escolas na Rede.

Assessoria de Comunicação da EGP-CE