Esmec oferta vagas para curso semipresencial “Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes”
Nos dias 25 a 27 de maio, a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) realizará o curso de formação continuada semipresencial “Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes”. A ação educativa será ministrada pelos formadores Flávio Umberto Moura Schmidt e Reginaldo Torres Alves Júnior, e acontecerá segundo o seguinte cronograma:
Data | Local | Horário |
25 de maio | Ambiente virtual de aprendizagem | acesso disponível a partir das 9h |
26 de maio | Presencial (Sede da Esmec) | 8h às 12h e 14h às 18 |
27 de maio | Presencial (Sede da Esmec) | 8h às 12h e 14h às 18 |
A formação tem 20h/a e tem como objetivo aperfeiçoar os cursistas para que sejam capazes de aplicar adequadamente os normativos no depoimento especial de crianças e adolescentes em situação de violência e de conduzirem melhor os processos judiciais que tratam do tema, sobretudo no que diz respeito à entrevista.
Ressalta-se que o curso é credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) para fins de vitaliciamento e promoção na carreira. Poderão se inscrever magistrados(as) e servidores(as) que atuem na área, sendo 9 vagas reservadas para o Núcleo do Depoimento Especial do TJCE, em plena consonância com os objetivos estratégicos do curso a ser ofertado e, ainda, com as diretrizes pedagógicas desta Escola.
Para se inscrever, o interessado deverá preencher o formulário eletrônico até o dia 16 de maio. Ao efetuar a inscrição, o educando será direcionado automaticamente para a lista de espera. Caso o número de inscritos supere o número de vagas, serão observados os critérios presentes no artigo 35 do Regimento Interno da Esmec.
Conforme disposto na Portaria nº 1805/2021 publicada em 29 de outubro de 2021, é necessário, para acesso às dependências dos prédios do Poder Judiciário cearense, a apresentação do certificado de vacinação emitido pelo aplicativo Conecte-SUS, comprovando a realização do ciclo completo de vacinação. Alternativamente, para as pessoas não vacinadas, é obrigatório a apresentação de teste RT-PCR ou teste antígeno negativo para COVID-19, realizados nas 72 horas imediatamente anteriores.
Conteúdo programático:
- Normativa internacional aplicável ao depoimento especial.
- Normativa nacional aplicável ao depoimento especial.
- Atendimento sistêmico aos direitos da criança e dos adolescentes vítimas.
- Conceitos de violência.
- Dinâmica e consequências do abuso.
- Desenvolvimento infantil, processos cognitivos e os relatos da criança.
- Protocolo de entrevista forense.
- Interdisciplinaridade no depoimento especial.
- Avaliações complementares.
- Modalidade de intervenção.
- Competência, medidas preparatórias e cautelares.
- Questões processuais.
- Ação civil pública.
Sobre os formadores:
Flávio Umberto Moura Schmidt: Juiz de Direito da Comarca de Muzambinho. Especialista em Direito Processual Civil pela PUC Minas e Processo Penal pela Escola Superior do Ministério Público do RS; Professor Universitário. Participou do Curso de Formação de Formadores – Nível 1.
Reginaldo Torres Alves Júnior: Doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília, com estágio doutorado financiado pela CAPES na University of Alabama (EUA). Psicólogo e Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília. Especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Analista Judiciário na área de Psicologia no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, onde exerce a função de supervisor do Centro de Referência para Proteção Integral da Criança e do Adolescente em Situação de Violência Sexual da Vara da Infância e da Juventude. Formador de Supervisores e Entrevistadores Forenses com Certificação pelo Conselho Nacional de Justiça. Um dos organizadores do Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense (PBEF), referendado pelo Conselho Nacional de Justiça.
Serviço
Curso: Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes
Modalidade: Semipresencial
Realização:
25 de maio (virtual): acesso disponível durante todo o dia
26 e 27 de maio (presencial): 8h às 12h e 14h às 18h
Local: Sede da Esmec
Formadores: Flávio Umberto Moura Schmidt e Reginaldo Torres Alves Júnior
Carga horária: 20h/a
Público-alvo: magistrados(as) e servidores(as) do TJCE
Credenciado pela Enfam para fins de vitaliciamento e promoção na carreira
Período de inscrição: 10 a 16 de maio
Link para inscrição: https://spes.tjce.jus.br/index.php/579993?lang=pt-BR