Esmec inscreve magistrados para dois cursos a distância da Enfam
A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) disponibilizou para a Esmec quatro vagas para dois cursos de formação de formadores, na modalidade Educação a Distância (EaD), destinados aos magistrados estaduais.
Estão sendo ofertadas duas vagas para Planejamento de Ensino no Contexto da Magistratura e duas para Formação de Tutores no Contexto da Magistratura. Os cursos terão carga horária total de 40 horas-aula e serão ministrados de 22 de maio a 21 de junho de 2017.
Os magistrados interessados devem solicitar inscrição até o dia 14 de maio, através do e-mail esmec@tjce.jus.br, fornecendo obrigatoriamente (exigência da Enfam) os seguintes dados: curso desejado (uma única opção), nome completo, e-mail institucional, CPF e telefone para contato. Se o número de inscritos para cada curso for superior às duas vagas ofertadas, haverá sorteio para definição dos participantes.
O curso é indicado para juízes que, para fins de promoção na carreira ou acesso ao Tribunal de Justiça (TJCE), precisam cumprir um mínimo de 40 horas-aula anuais em curso oficial de formação continuada. Conforme Resolução nº 03/2017 do TJCE, a capacitação deve ocorrer nos 24 meses anteriores à data de abertura do edital de promoção/acesso.
.
Mais informações: (85) 3218.6157 e esmec@tjce.jus.br.
…………………………………………………………………….
EMENTAS E OBJETIVOS DOS CURSOS
Planejamento de Ensino
Ementa: Fundamentos e etapas do planejamento de ensino: apresentação das competências. Conceitos e significados de competências no ensino de adultos, no âmbito de magistratura. Avaliação diagnóstica- primeira etapa do planejamento de uma situação de ensino. Elementos do planejamento: ementa; justificativa; objetivos; unidades/temas de estudo; metodologia; avaliação. Elaboração das unidades/sequências de estudo. Métodos e estratégias de ensino. Fundamentos e práticas de avaliação.
Objetivos: Com a ação proposta, pretende-se que, ao final do curso, você seja capaz de planejar ações de formação de forma a demonstrar coerência entre objetivos, procedimentos metodológicos e avaliativos.
.
Formação de tutores
Ementa: Conceitos básicos e contexto histórico e legal da EAD – princípios e finalidades no ensino dos magistrados. Elementos gerais da tutoria (função, estratégias, aspectos do processo de ensino e aprendizagem). O trabalho do tutor no contexto da formação dos magistrados (competências e habilidades; metodologias, avaliação). Funcionalidades do Moodle para tutores.
Objetivos: Com a ação proposta, pretende-se que os participantes sejam capazes de exercer a tutoria de cursos na modalidade a distância com a apropriação de fundamentos teóricos e práticos, para que atuem com a compreensão do papel e das competências do formador que exerce atividades de tutoria, considerando cada contexto de formação de magistrados, demonstrando sensibilidade, comportamento respeitoso e habilidades práticas inerentes às tarefas do tutor – de forma condizente com as especificidades do ensino a distância e diretrizes da Enfam.