Esmec inicia ano letivo nesta quinta-feira (14/02)

Esmec inicia ano letivo nesta quinta-feira (14/02)

Tiveram início nesta quinta-feira (14/02) na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) as aulas do “MBA em Direito: Gestão Pública” e o curso “Tráfico de Pessoas no Direito Penal: aspectos sociológicos e criminológicos”, ministrado pela professora Mércia Cardoso. No Polo de Aprendizagem na comarca de Sobral, foi iniciado o curso “Liderança Comportamental na Equipe”, ministrado pelo formador André Luiz Naberezny Azevedo.

Essa disciplina do MBA terá como temática “Práticas Inovadoras para a Modernização da Gestão no Poder Judiciário” e será ministrado pela docente Maria Elisa Macieira, mestre em Administração pela EBAP/FGV e professora de MBAs e Mestrado da FGV nas áreas de Gestão Empresarial e Administração Judiciária. Os alunos serão apresentados aos conceitos básicos sobre criatividade e inovação no ambiente jurídico e sobre gestão, como: A Mudança nas Organizações. Conformismo e Inovação. Inovação em Instituições de Serviços Públicos. Criatividade e Inovação. Empreendedores: definições e características. Como criar um ambiente propício à implementação de mudanças. A inevitável turbulência provocada pelas mudanças organizacionais. O rompimento da inércia para obter sucesso nas mudanças necessárias. Liderança e Inovação.

A juíza de Direito do 2° Juizado Especial de Juazeiro do Norte, Samara de Almeida Cabral, está com expectativas altas em relação ao início do ano letivo e a aprender sobre inovação e criatividade. “O MBA para nós tem sido uma experiência de grande aprendizado. Nós na carreira jurídica aprendemos muito sobre legislação, sobre jurisprudência. Mas não aprendemos muito sobre administração, e nós precisamos disso na nossa profissão e buscamos isso no MBA”, afirma.

O MBA é o resultado de uma parceria entre a Esmec a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é ofertado para juízes e desembargadores da Justiça estadual, além de servidores comissionados da área administrativa do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O projeto do curso prevê a oferta de 18 disciplinas e tem um quadro docente composto por professores de alto nível, designados pela FGV.